Jornal Biosferas

Brand


ARTIGOS: Educação




Livro Didático: Componente de Mídia ou Concorrente da Mídia?

Pouco se estudava o livro didático até a década de 80. A expansão do ensino público e a distribuição gratuita deste material, no entanto, parecem ter chamado mais atenção ao tema em tempos recentes.

No ensino de ciências, o livro tem sido apoio fundamental do professor, que por vezes acaba se tornando dependente devido à dificuldade em obter uma boa formação ou atualização. Sua qualidade tem sido assegurada por políticas do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e sua difusão tem contrariado especialistas que afirmavam seu descarte progressivo.

A história do livro didático é permeada por muitas críticas. Afirma-se que este pode prejudicar o potencial de curiosidade do aluno, que alguns textos apresentam valores incompatíveis com um plano de sociedade justa e democrática, que pode causar dependência no professor e, no passado, era possível encontrar até mesmo textos religiosos em seu conteúdo. Ainda assim, tem conquistado um espaço considerável na atenção do aluno do ensino médio, competindo com mídias de massa e outros ecossistemas de educação científica.
Nesta perspectiva, o trabalho realizado pretendia verificar a presença e as formas de uso do livro didático no ensino de biologia, levantar dados sobre as características para que seja possível uma análise comparativa de seus conteúdos, coletar relatos de professores sobre o uso do livro no ensino de ciências e sobre o uso de outros recursos de mídia como apoio didático, entre eles jornais, revistas, filmes e páginas de internet.

Após as visitas nas escolas públicas de Rio Claro e entrevistas com professores de biologia para o Ensino Médio, foi feita uma compilação de toda a informação coletada tanto em campo como no material analisado e os resultados foram agrupados num relatório bastante extenso.

O livro didático esteve presente na totalidade das escolas onde há Ensino Médio, acompanhado em 9 entre 10 escolas por algum tipo de apoio midiático. É interessante frisar que entre os materiais de mídia utilizados pelos professores, houve preferência clara por alguns veículos, e estes também foram levantados e fichados pra uma posterior análise e comparação de seus conteúdos com os conteúdos oferecidos nos manuais escolares.

A partir destes dados levantamos algumas reflexões que irão guiar nossa investigação: Quais os conceitos de ciência apresentados pelo livro didático? Eles convergem ou divergem dos conceitos apresentados por meios não-formais de divulgação científica? Estariam estes textos apresentando preocupação com a inclusão social ou reforçando estereótipos e preconceitos raciais e sociais? A ciência aparece sob uma perspectiva mitificada? É possível que visões distorcidas de ciência criem desinteresse ou rejeição de estudantes e se convertam em obstáculos para a aprendizagem?

Diversos autores afirmam a dificuldade de se estabelecer uma "imagem correta" da atividade científica, por conta da constante confusão entre os conceitos de ciência e tecnologia. Se considerarmos que o livro didático está tão presente em sala de aula e é tão freqüentemente associado a outros meio de mídia (outros materiais de transmissão e divulgação do conhecimento científico), é importante descobrir até que ponto as informações que chegam ao estudante estão em consonância, propiciando um aprendizado mais rico, ou em choque, o que poderia trazer dificuldades à aprendizagem de ciências.

André Luiz de Camargo Estevam – 6º ano de Ciências Biológicas







Nos encontre nas redes sociais: