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ARTIGOS: Educaçãoa




A TV como inimiga da educação ou amiga na busca pelo conhecimento?

O sucesso de programas de televisão e filmes junto ao público infantil é um verdadeiro fenômeno e a dificuldade da escola em obter tal êxito junto às crianças leva-nos a pensar até que ponto a televisão deve continuar a ser tratada como uma inimiga da educação, uma rival dos professores na corrida pela atenção dos alunos ao invés de ser vista como aliada ao processo educacional.

Na TV aberta, mesmo em programas que se destinam à divulgação científica, o que se vê são conceitos errôneos sendo passados como verdades absolutas, assim como conteúdos de cunho sensacionalista. Quando tal programação é assistida por um público que não possui um senso crítico formado em relação à ciência, como é o caso das crianças e jovens, o que se vê é a assimilação de inverdades que contrastam com o conteúdo passado em sala de aula por professores e livros, método que lhes chama bem menos a atenção.

O projeto de pesquisa “Potencial e aplicações da mídia em aulas de ciências de sexta série” tem como objetivos analisar o conteúdo dado na sexta série do ensino fundamental (sétimo ano) e buscar em programas de televisão e filmes tópicos similares aos do livro didático, apresentando formas de correlacionar os dois e usá-los em sala de aula.

Apresentar a mídia como um auxiliar do professor e material didático clássico não é uma forma de educar apenas pontualmente, mas também uma forma de introduzir no aluno um senso crítico em relação ao que ele assiste, fazendo com que a criança passe a buscar em outras formas de divulgação e até mesmo na sala de aula, confirmações de assuntos abordados pela televisão.

Eliziane Garcia de Oliveira; Sean Miki Hieda – 4º ano de Ciências Biológicas







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