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ARTIGOS: Educação




A ciência na obra “As Crônicas de Nárnia”

Com o saber científico voltado pras grandes massas, a produção científica ganha um mediador, que pode ser o próprio produtor desse conhecimento ou até um jornalista especializado. O que traz à prática de divulgar ciência contornos de uma prática fundamentalmente comunicativa, na qual seus agentes são chamados a resolver problemas de compreensão, restabelecendo a ponte entre dois grupos historicamente apartados; cientistas e leigos.

Os artigos científicos criam a narrativa da ciência, onde seguem o argumento do cientista, organizam o tempo em séries paralelas de eventos simultâneos dando ênfase à sintaxe e ao vocabulário específicos de uma área do conhecimento. Já os artigos direcionados à crianças devem fazer uso da narrativa da natureza, tendo como assunto uma planta ou animal, não a atividade científica em si. A narrativa é cronológica e a sintaxe e o vocabulário exteriorizam a prática científica em relação à natureza.

No livro “As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” - inserido na grande obra de sete livros intitulada “As Crônicas de Nárnia” - escrito pelo irlandês C.S. Lewis, encontramos narradas as aventuras de 4 jovens irmãos na terra fictícia de Nárnia, onde o bem combate o mal, animais falam e criaturas mitológicas estão em todo lugar. Além disso, é notável a presença de temas relacionados com Ciências e Biologia apresentados de forma sutil com algumas idéias do próprio autor.

Por entre algumas passagens do livro, como “nem sequer um passarinho ou esquilo por entre as árvores” – referindo-se à descrição da paisagem do lugar quando Edmundo acabara de entrar pelo gurada-roupa, se evidencia o hábito arborícola de aves e alguns mamíferos. Na passagem, “bem debaixo do ponto em que se encontravam, haviam construído um dique sobre o rio; e os meninos se lembraram logo de que os castores são fabulosos construtores de diques”, atentamos a esses roedores e seu habitat, construído com pequenos galhos de madeira. Estas e outras passagens revelam importantes conceitos de Ciências e Biologia de forma rápida e passiva, levando os leitores a aprendê-los durante a leitura, sem influenciar a história, pois são exploradas de forma singela, clara e objetivamente. Outro fato a ser destacado é a escrita durante todo o processo, facilitada e explicada pelo próprio autor, auxiliando na compreensão dos fenômenos ocorridos. Com isso, o autor pode auxiliar aos leitores menos atentos sobre os fatos que ocorriam por entre os trechos mais expressivos de ação durante o desenrolar da história, compondo a forma de divulgação da ciência por meio de um livro de ficção.

Vlamir Bozzatto de Oliveira – 4º ano de Ciências Biológicas







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