Jornal Biosferas

Brand


TRABALHOS COMPLETOS




A FORMAÇÃO LEITORA DO JOVEM BRASILEIRO: MÚLTIPLAS PERCEPÇÕES DISCURSIVAS A PARTIR DE FUKUSIMA 2011

Resumo: O presente artigo discute questões relacionadas à sobreposição e ao entrelaçamento de atores sociais pertencentes à divulgação cultural e científica no país, a partir da formação acadêmica jovem, a saber: a mídia impressa especializada neste perfil de leitor; o professor do ensino médio – que, por sua vez, também é um divulgador científico – e o aluno, que (des)constrói o saber cultural e científico na escola. O corpus da pesquisa é o tema energia nuclear, que suscitou discussões a partir do acidente nuclear ocorrido em Fukushima, Japão, em agosto de 2011 – visto que tal acontecimento reavivou lembranças no imaginário coletivo que, desde Chernobyl(1986), pareciam estar “adormecidas”. Como objetos de pesquisa, optou-se por quatro veículos midiáticos representativos: 1)Revista Superinteressante – nº 241, julho de 2007; 2)HALPERN, Paul. Os Simpsons e a Ciência: o que eles podem nos ensinar sobre física, robótica, a vida e o universo. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008; 3)Revista Superinteressante – nº 290, abril de 2011; 4)Revista Carta Capital na Escola – nº 56, maio de 2011. A partir de diferenciadas categorias analíticas – de estruturais à linguísticas e sócio-políticas – pretende-se refletir sobre a importância da abordagem interdisciplinar da ciência, da cultura, da escola e da mídia.

Faça o download do artigo completo

Stella Silva







Nos encontre nas redes sociais: