Jornal Biosferas

Brand


ED. ESPECIAL 2012: A Biologia como Ciência e a Biologia como Profissão




Editorial - Edição Especial 2012

Em 2009 publicamos a primeira edição impressa de Biosferas com a finalidade de comemorar os 150 anos de evolução da Teoria de Darwin. Uma edição impressa por ano tornou-se um dos desafios centrais de Biosferas. O propósito era o de elencar um tema caro à Biologia para trazer a publico relatos, pontos de vistas e discussões científicas que fomentassem o debate no âmbito estudantil, sobretudo, no ensaio de um diálogo entre os estudantes do ensino superior e ensino médio. Esse desafio, contudo, não obteve êxito em 2010 e 2011, pois, vários percalços impediram a concretização das edições impressas, embora a produção on line de Biosferas tenha se fortalecido e sido divulgada no âmbito do ensino médio, por meio de minicurso oferecido a escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Em 2012 nosso investimento é na concretização do diálogo entre ciência, mídia e cultura, o que tem promovido participação e produção de eventos e encontros com a finalidade de ampliar a compreensão sobre a contribuição e o papel da Biologia na sociedade do século XXI. Dessa preocupação nasceu a temática desta edição impressa: a Biologia nas esferas científica e profissional. Sem dúvida essa questão é fundamental, sobretudo, no campo acadêmico, por ser ele o "espaço" da formação inicial do biólogo.

Nesse sentido, a presente edição traz subsídios para se pensar a cientificidade da Biologia. A profª Maria Antonia Ramos de Azevedo traz informações significativas sobre questões curriculares concernentes ao modelo da universidade brasileira, fortemente influenciado pelos modelos europeus. Ainda inseridas nas questões formativas do modelo de Biologia esta edição conta com contribuições de vários campos de estudo fronteiriços à Biologia – ampliando sua área de conhecimento – tais como, a astrobiologia, a história da ciência, a arte, a própria ciência em base pura ou aplicada; e mais, a divulgação científica nas redes virtuais de comunicação. A preocupação na esfera profissional oferece algumas informações sobre a ampliação do campo de atuação do biólogo, com o exemplo da atuação em perícia ambiental e em biotecnologia e saúde. Quanto ao campo de atuação do biólogo, lembra-nos Fernanda Leite de Alcântara: o biólogo "é o profissional que tem por vocação e por capacitação o dever de advogar pela proteção da natureza". Nesse sentido, a natureza é um importante campo de investigação, necessário para o conhecimento em Biologia.

Lembramos que Biosferas é fruto de um projeto de extensão (financiado pela PROEX), cujo propósito é o de levar à comunidade acadêmica a produção do conhecimento empreendida pelos estudantes e pesquisadores que desejam compartilhar suas ideias e investigações científicas. Por meio da leitura deste jornal, convidamos-lhe a fazer parte desse diálogo entre ciência, mídia e cultura.

Boa Leitura!

Marcia Reami Pechula, Coordenadora do Jornal Biosferas, UNESP Rio Claro







Nos encontre nas redes sociais: