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ED. ESPECIAL 2012: A Biologia como Ciência e a Biologia como Profissão




Aprendizado Virtual?-A inserção dos blogs no contexto de ensino-aprendizagem

O fato de o espaço midiático estar em crescente desenvolvimento não deve, de forma alguma, ser refutado. Segundo o instituto Ibope (2007), cerca de 36,9 milhões de brasileiros são usuários da internet. Entretanto muitos locais de aprendizagem têm deixado de lado este fenômeno. Em decorrência dessa negligência, muitas ferramentas com alto potencial educativo estão sendo ignoradas em alguns destes locais. Um desses casos de instrumentos didáticos jogados no vão do esquecimento têm se dado com os weblogs. As universidades têm relevado tal potencialidade, se isentando de seu uso como recurso didático ou mesmo de divulgação científica.

Atualmente pouco se tem utilizado, no Brasil, os blogs como um meio de educação e aprendizado a despeito de suas possibilidades e facilidades. Desde 1999 com a criação de servidores gratuitos e que não exigem o conhecimento de linguagem de programação para a criação e manutenção de blogs, este fenômeno têm tomado grande força no espaço cibernético. Contudo, poucos são os professores que têm se apropriado dessa ferramenta, fazendo uso desta possibilidade como uma extensão da sala de aula. Devemos levar em consideração que os atuais alunos ingressantes nas universidades já nasceram à luz da internet. Desta maneira o modo de comunicação, bem como o de aprendizado, vem sendo modificado com fortes influências deste espaço. Assim, os novos meios de comunicação devem ser incorporados para se promover a construção mais eficaz dos conhecimentos, conteúdos e conceitos que se almejam atingir em sala de aula, quebrando o tão aclamado ensino tradicional.

Os blogs podem ser subdivididos em blogs temáticos ou blogs generalistas, bem como em blogs individuais ou coletivos. Blogs coletivos são predominantemente temáticos, impondo certas limitações quanto aos assuntos abordados por seus autores. Em sala de aula têm sido utilizados três grandes tipos de blogs: os blogs de professores; os blogs de alunos; e o os blogs de disciplinas. Ouso, ainda, propor um quarto tipo de blog, os blogs de avaliação e extensão, mas que por vezes encontra-se encerrado em uma das tipologias anteriores, dependendo de suas características. Os blogs de professores são blogs mantidos exclusivamente por docentes com o intuito de disponibilizar textos complementares ou fundamentais, roteiros de aulas práticas, links para outros blogs e sites da internet, datas e notas de avaliações, etc. Em contrapartida os blogs de alunos são blogs em que apenas a comunidade discente escreve, podendo ser de centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, ou exclusivo de uma única turma. Nestes sites costuma-se disponibilizar resumos de determinado assuntos, grupos de discussão, comunicados entre os alunos, etc. Existem ainda os blogs de disciplinas, em que tanto docentes quanto discentes podem escrever, contendo elementos das duas classes anteriores de blogs. Pode apresentar resumos sobre determinados assuntos, notas, prazos de avaliações, roteiros, relatórios, sanar dúvidas dos alunos pelos alunos, etc. No caso dos blogs de avaliação e de extensão, tem-se a intenção de avaliar os alunos através de textos e ensaios produzidos por eles (por este motivo podendo ser encaixado na classificação de blogs de disciplinas), bem como se tem a finalidade de se divulgar e difundir à comunidade os resultado obtidos em aulas práticas, os trabalhos feito pelos alunos, ensaios acerca de leituras efetuadas durante as disciplinas (ou fora delas), apresentando-se um espaço bastante rico de aprendizado e de contribuição extra acadêmica dos conhecimentos obtidos na segregada universidade.

Grandes e numerosas são as vantagens da utilização dos blogs no ensino. A prática de disponibilizar links nos blogs permite que o professor indique outras fontes de informação que ele julgue fundamentais, interessantes ou complementares às aulas, completando a formação do aluno. Além disso a utilização de blogs facilita a interação entre alunos e professores através de seu sistema de comentários presente nas postagens, possibilitando ainda que a comunidade extra-acadêmica interaja com a classe e participe das discussões em andamento no blog. Desta forma esta ferramenta vem a quebrar a tão repressora "tradicionalidade do ensino", dando a palavra ao aluno, fazendo com que ele se expresse e possa obter mais confiança em sua escrita, aprendendo com a prática e socializando seus conhecimentos e suas descobertas, minimizando as ocorrências de partilhas anônimas de ideias e caracterizando uma maneira construtivista e colaborativa de aprendizagem, não se restringindo ao sistema atual de (como firmam Barbosa e Serrano em "O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa").

Todavia, como toda nova ferramenta e técnica, os blogs trazem consigo algumas impossibilidades e problemáticas com que os professores devem se preocupar ao decidirem adotar tal instrumento didático-pedagógico. De acordo com a pesquisadora portuguesa Neusa Baltazar, um dos grandes impasses que o uso de blogs na educação enfrenta é a modificação da visão do aluno frente a um blog de cunho disciplinar, ligando-o a obrigações e responsabilidades acadêmicas. Sendo assim um recurso de alta potencialidade acaba se tornando falho e desgastado quando entra no meio educacional. Tal afirmação foi corroborada pelo estudo de caso "Estendendo a sala de aula tradicional para o ciberespaço: uma experiência com o ensino de cálculo", de 2008, onde apontam como um dos maiores problemas a hesitação dos alunos em efetuar comentários e postagens. Portanto cabe ao professor tornar essa prática o mais atraente possível ao aluno. Outro ponto fraco dos diários virtuais é que para que seus benefícios sejam aproveitados em plenitude, se faz necessária uma conexão à rede, cujo acesso pode, algumas vezes, ser de grande dificuldade para o aluno. O terceiro problema em que esta nova prática esbarra é que os professores devem se propor a quebrar o formato emissor-receptor da educação, que está bastante enraizado no ensino brasileiro, bem como devem dispor de tempo para atualizar, incentivar e motivar os alunos a manterem o blog sempre atualizado.

Conforme tais argumentos, fica explícito que o uso de weblogs como um recurso didático no ensino de biologia visando uma quebra dos paradigmas tradicionalistas de ensino é muito importante, reiterando a afirmação que novas gerações de estudantes clamam por novos métodos de ensino e avaliação. Fica claro que o aprendizado construtivo e colaborativo assegurado pelos blogs é um ponto fundamental para a reestruturação da educação no país, visando uma melhora significativa em sua qualidade. A academia não pode mais se esconder e fugir das novas tecnologias, muitas vezes por ela mesma produzidas. Devemos incorporar tais utensílios para aprimorar nossas técnicas de ensino e métodos didáticos. De acordo com o artigo "Exploring the use of blogs as learning spaces in the higher education sector" (Explorando o uso de blogs como spaços de aprendizagem no setor de ensino superior), alunos de uma determinada instituição de ensino são relevantemente a favor do uso dos weblogs como parte das práticas pedagógicas, explicitando a opinião de que tais ferramentas realmente permitem uma maior relação entre aluno e professor e propiciam um maior aprendizado tanto dos conceitos e conteúdos quanto da prática de escrever, de se comunicar com o público leitor e de divulgar suas descobertas e aprendizados.

Bruno Garcia Piato - Graduando em Ciências Biológicas, UNESP Rio Claro







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