Jornal Biosferas

Brand


ED. ESPECIAL 2013: Divulgação Científica e Extensão




Editorial - Edição Especial 2013

É fato que no século XX a relação entre ciência e sociedade sofre uma transformação radical. A noção da aplicação do conhecimento científico disseminou-se para todos os campos do saber. O acelerado desenvolvimento tecnocientífico após a década de 1970 promove o auge do prestígio científico, que passa a amparar a credibilidade na ciência que, de forma incisiva passa a influenciar a economia e a sociedade. Mas, ao mesmo tempo, conduz a críticas e preocupações com os impactos negativos, gerados pelo progresso científico-tecnológico. Consequentemente, surgiram intenções de se informar a sociedade a respeito da ciência e seus impactos, o que impulsionou a divulgação científica.

A divulgação científica, termo comumente empregado para identificar os produtos destinados à informação sobre os conhecimentos científicos à sociedade geral, está inevitavelmente vinculada às mídias, tanto as impressas, como a televisiva e digital. Nos últimos anos o processo tem adquirido proporções significativas junto ao público consumidor de mídias o que quer dizer que os meios de comunicação tornam-se cada vez mais importantes na tarefa de informação sobre ciência para a sociedade, o que faz desses meios um produto cultural na sociedade contemporânea.

Essa constatação, entretanto, promove controvérsias no campo educacional, uma vez que cabe à escola a transmissão do conhecimento científico, empregando, majoritariamente, os textos didáticos e paradidáticos para o atendimento dessa finalidade. Assim os meios de comunicação teriam uma função complementar no exercício cotidiano do ensino de ciências. Hoje essa visão está superada e tem sofrido alterações significativas por meio de parcerias entre instituições de ensino e produtores de meios de comunicação, das quais resulta uma ampla produção de divulgação científica lançada no mercado para serem consumidas cotidianamente, tais como revistas, produções televisivas, filmes e documentários, jornais, museus, sites e blogs destinados à divulgação do conhecimento científico.

O jornal on-line Biosferas, criado em 2009, desde essa data, oferece a contribuição dos alunos do Instituto de Biociências, que se predispõem a divulgar à comunidade local e à sociedade em geral, um pouco daquilo que aprendem por meio de seus estudos e pesquisas. Os produtos contidos no Biosferas, portanto, são resultados do conhecimento científico dos alunos compartilhado com a comunidade. Nesse sentido, a existência do jornal tem promovido um profícuo diálogo entre mídia, ciência e cultura, pois a dinâmica de produção de textos pelos alunos e o retorno da comunidade, por meio de comentários, ou produção de novos textos têm “animado” a produção da divulgação científica do jornal.

Esta é a terceira edição impressa, especialmente produzida para registrar a materialização da produção on-line. Esse número tem o propósito, conforme anunciado em seu título, de (re)unir a ciência e a extensão experenciadas no campus de Rio Claro, por meio da divulgação científica. A Estrutura dessa edição mescla a apresentação das produções de extensão no campus a artigos produzidos pela comissão editorial e textos de colaboradores.

O conteúdo aqui exposto caracteriza a filosofia de trabalho da comissão editorial do Biosferas que é a de que a produção do conhecimento, embora ocorra de forma segmentada, está voltada para o exercício prático do conhecimento, que extrapola a sala de aula e os laboratórios e é redimensionado na leitura do mundo que resulta em novo conhecimento – fruto do diálogo entre ciência e cultura.

Boa leitura a todos!

Marcia Reami Pechula, Coordenadora do Jornal Biosferas, UNESP Rio Claro







Nos encontre nas redes sociais: