Jornal Biosferas

Brand


ED. ESPECIAL 2013: Divulgação Científica e Extensão




O mundo das leveduras

“O Mundo das Leveduras” é um projeto de extensão com uma plataforma on-line para divulgação de assuntos científicos ligados a microrganismos (em especial, leveduras). A iniciativa disponibiliza materiais científicos e acadêmicos de uma forma mais simplificada, de modo a facilitar o acesso de pessoas fora do meio universitário, que nem sempre estão habituadas com o linguajar técnico-científico presente nos artigos publicados.

As leveduras são microrganismos unicelu-lares que se reproduzem assexuadamente e são amplamente conhecidas por promoverem a fermentação de açúcares produzindo álcool e gás carbônico. Esses microrganismos compõem uma categoria taxonômica dos fungos. Embora não constituam um grupo definido, as leveduras apresentam uniformidade morfológica, assim diferenciando-se das algas (pois não fazem fotossíntese) e dos protozoários (porque possuem uma parede celular rígida).

Esses microrganismos são, sem dúvida, os mais importantes no âmbito comercial. São explorados pelo homem há milhares de anos na produção de pão, cerveja e vinho, embora sua natureza biológica tenha sido descoberta somente no século XIX. Dentre as importâncias das leveduras, podemos citar: produção industrial de álcool promovida pela fermentação alcoólica, panificação, fonte de proteínas e fatores de crescimento utilizados na alimentação e produção de substâncias de interesse industrial e médico. Além disso, novos aspectos biotecnológicos têm sido explorados, inclusive de caráter ambiental como tratamento de resíduos líquidos, controle biológico de pragas, biorremediação (processo em que organismos vivos são usados para reduzir ou remover contaminações no ambiente, de modo a restaurar o equilíbrio ecológico do local) de solos poluídos, entre outros. Alguns aspectos negativos economicamente também são promovidos por esse grupo de microrganismos, a exemplo das espécies patogênicas para animais e plantas e espécies fermentadoras que prejudicam a conservação de frutos e sucos de origem vegetal.

O trabalho do projeto consiste na tradução e interpretação de artigos científicos passando-os para uma linguagem mais acessível e os temas abordados são diversos. A página do projeto, localizada no site da UNESP, já abordou aspectos do cultivo de fungos por insetos, dispersão de fungos por insetos, associação entre formigas e leveduras negras, produção de alimentos e bebidas fermentadas, biocombustíveis entre outros.

Isabella Bueno, Jornal Biosferas







Nos encontre nas redes sociais: