Jornal Biosferas

Brand


ED. ESPECIAL 2013: Divulgação Científica e Extensão




NAFES-A atividade física como aliada no tratamento de diabéticos e hipertensos

O Núcleo de Atividades Físicas, Esporte e Saúde (NAFES) é um projeto de extensão formado por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado da UNESP de Rio Claro que realiza pesquisas relacionadas a atividades físicas e à saúde.

O programa é executado em parceria com a Fundação Municipal de Saúde da cidade de Rio Claro, nas unidades básicas de saúde (UBS), onde são desenvolvidas atividades físicas com pacientes do grupo de risco ou já diagnosticados com hipertensão arterial e diabetes.

Essas são doenças crônicas, ou seja, possuem um desenvolvimento lento e seu tratamento é longo. Nesses casos, o tratamento é feito ao longo da vida do paciente.

A hipertensão arterial é o aumento na pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, causando seu engrossamento. Já a diabetes é a elevação da quantidade de glicose no sangue decorrente da dificuldade no metabolismo dessa molécula.

Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a cada ano crescem os números de pessoas com hipertensão e diabetes, principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares e renais, acidente vascular cerebral (AVC) e cegueira. Elas são associadas à má alimentação, sedentarismo, ao uso excessivo de álcool e tabaco e à obesidade.

No ano de 2012, pesquisas oficiais mostraram que 22,7% dos brasileiros têm hipertensão e, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, um em cada quatro adultos possui a doença, número que aumenta quanto maior a faixa etária.

Cerca de 6,5% da população do País tem diabetes. Isso corresponde ao número de 13,4 milhões de pessoas na faixa etária de 20 a 79 anos, segundo a 5° edição do atlas da International Diabetes Federation, lançada em 2012.

E onde entra a atividade física nessa história?

A atividade física é uma forma de prevenção a essas doenças, pois estudos mostram que ela reduz em 30% as chances de desenvolvimento de hipertensão arterial, mas que também é importante durante o tratamento. Além disso, a realização dessas práticas auxilia a melhora na saúde dos pacientes, seja isoladamente ou em associação a medicamentos, como no tratamento da diabetes, onde o exercício físico aumenta a ação da insulina.

Gabriela Klein Barbosa; Jornal Biosferas.







Nos encontre nas redes sociais: