O Praça da Ciência é um evento realizado todos os anos pelos PETs da UNESP Rio Claro e ocorre no mês de outubro, durante um sábado no Jardim Público da cidade. Esse evento tem como objetivo expor à população temas com o qual trabalhamos na universidade e divulgar a ciência de forma descontraída e divertida. Também há apresentações culturais como orquestras e música ao vivo. Em 2011, estima-se que mais de 700 pessoas tenham visitado a “praça da ciência”. O PET Biologia abordou três temas dentro da biologia: “Anatomia Comparada”, “Fungos no dia-a-dia” e “Eco PET”.
No estande da anatomia comprada, o enfoque foi mostrar ao público o quão próximas são as estruturas do corpo humano e de outros vertebrados, visando à morfologia e o funcionamento dos sistemas. Para tanto, foram utilizadas peças anatômicas artificiais e um peixe dissecado para que fosse feita uma comparação entre a disposição, tamanho e funcionalidade dos órgãos.
Já no estande de fungos no dia-a-dia, foi trabalhada a questão dos fungos e como se dá a presença deles em muitos momentos do nosso cotidiano, e também abordamos algumas curiosidades sobre esses organismos. Para isso, foram levados lupas e microscópios onde as pessoas podiam observar em maior tamanho leveduras e bactérias, possibilitando a eles que vissem as diferenças anatômicas entre esses grupos além de termos levado exemplos de alimentos produzidos com base em fungos ou até mesmo fungos usados na alimentação.
E no terceiro estande, Eco PET, foram abordadas práticas ambientais mais saudáveis e sustentáveis, visando à diminuição do impacto ambiental através da reutilização de materiais recicláveis para a montagem de hortas e fabricação de papel. Os petianos, através de conversas informais, conseguiram construir conceitos sobre práticas sustentáveis com os cidadãos. Foram entregues amostras papel reciclado com sementes, que poderiam ser utilizados para a montagem das hortas que ensinamos a construir durante o evento.
Com a realização dessa atividade, portanto, esperamos impactar, de maneira geral, a maioria das pessoas que passassem pela praça ao longo do evento, chamando a atenção da população sobre questões importantes e relevantes à sociedade.
O Praça da Ciência é um evento muito gratificante, pois sempre há muito interesse e participação da população que aproveita esse espaço para tirar duvidas sobre vários assuntos, e aprender várias coisas sobre os mais diversos assuntos como matemática, geologia, física, biologia entre outros. Além disso, para o PET, é uma oportunidade de repassarmos nossos conhecimentos para a sociedade e lidar com trabalho em grupo.