O Brasil conhecido pela imensidão de suas matas e pelo esplendor de sua fauna está marcando presença também por seus avanços tecnológicos, o ano de 2014 foi especialmente importante nesta área, e entre as dificuldades e algumas frustrações pode-se dizer que o país marca presença na era digital.
Este foi um ano desafiador que está terminando com aquela sensação de que, apesar dos avanços, há muito o que fazer. E que avanços foram estes? Em primeiro lugar houve a alegria de um grande destaque na mídia sobre os estudos da equipe chefiada por Miguel Nicolelis a respeito do controle cerebral de um exoesqueleto mecânico.
Ao mesmo tempo uma grande frustração com a exposição mínima na abertura da copa do Mundo no Brasil, contudo, a decepção não deve ofuscar o brilhantismo dos pesquisadores brasileiros em nenhum momento, afinal, desde a década de 80 o controle neural na interface cérebro-máquina era um sonho, e o país teve a ousadia de expor isto para o mundo inteiro.
Outro avanço também foi na copa, não a do futebol, mas agora a Robocup ( a copo dos robôs) maior campeonato de robótica do planeta que, pela primeira vez, ocorreu em solo brasileiro! Este evento possibilitou muitas parcerias e lançou o Brasil como rota de viagem para os robôs mais intrigantes e avançados do planeta!
Ainda neste ano, a dedicação de nossos pesquisadores permitiu a possibilidade de lançar ao espaço nanossatélites brasileiros para coleta de dados importantes para diversas áreas.
E 2014 ainda mostrou-se intenso nas inúmeras feiras tecnológicas e congressos voltados para a área que por sua quantidade e qualidade mostraram que o país está caminhando na era digital com mais confiança e ousadia.
Assim, ainda que a sensação final seja a de “há muito o que fazer” é preciso reconhecer que em termos de tecnologia e inovação o país tem avançado muito e sua projeção internacional nesta área é motivo de orgulho e de compromisso em divulgar que neste país há pesquisadores muito qualificados desenvolvendo sérias e importantes pesquisas para o mundo! Estamos na era digital e cada vez mais conectados com o futuro!