A Bio Logus Jr., uma das mais novas empresas juniores da UNESP de Rio
Claro, realizou no dia 22 de agosto de 2012 o seu primeiro workshop com
o tema "empreendedorismo". A empresa recém-fundada é uma associação civil
sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos do curso de Ciências
Biológicas, que realizam projetos e fornecem serviços procurando ajudar
na capacitação de profissionais.
Ao perceberem uma base forte para os que pretendem seguir carreira acadêmica
e a falta de oportunidades para os que se interessam pelo mercado, alguns
alunos decidiram por unir esforços para cobrir essa lacuna no curso. No
início, buscaram palestras sobre empreendedorismo e minicursos de gestão
de projetos com colegas do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).
Com essa iniciativa, a empresa tem conseguido maior aproximação da sociedade
com a academia e ampliado a aplicabilidade das pesquisas na universidade,
oferecendo uma gama de oportunidades aos pesquisadores, alunos e professores.
O I Workshop "Estilo de vida empreendedor: depertando para oportunidades"
aconteceu no dia 22 de Agosto no Anfiteatro do Instituto de Biociências
(IB) na UNESP de Rio Claro. Nele, ocorreram três palestras e os participantes
tiveram a oportunidade de participar de grupos de discussão sobre diversos
temas, novidade nos eventos das empresas juniores de Rio Claro.
A primeira palestra foi ministrada pelo jovem empreendedor Marc Kisrt,
que começou sua palestra com uma frase impactante - "empreendedores
são mortos" – prendendo desde o início a atenção de todos. O palestrante
tratou do ambiente universitário como fonte de empreendedorismo e até mesmo
citou Picasso, dizendo que todas as crianças nascem artistas e, da mesma
forma, todas as pessoas nascem empreendedoras. Marc também deu dicas para
se ter atitude empreendedora e consequentemente ter um estilo de vida empreendedor.
Dando continuidade à temática, foi apresentado o momento favorável do
nosso país para se empreender. Os participantes puderam notar a importância
de conhecer a dinâmica de mercado e o vocabulário financeiro. Dario explicou
o Movimento Empresa Júnior e encerrou trazendo um pouco do que foi o Encontro
Internacional de Empresas Juniores, evento que ocorreu alguns dias antes
da palestra em Paraty – Rio de Janeiro.
Por fim, João Arcala apresentou um novo conceito de empreendedorismo
que cresce muito no Brasil e no mundo, chamado Empreendedorismo Social,
que se diferencia no objetivo que a empresa deseja alcançar. Atualmente,
o modelo tradicional que predomina no mercado visa lucro, já uma empresa
que segue o modelo social busca o impacto na sociedade, gerar melhoria,
não mais ignorar o problema. O que está acontecendo no momento é uma convergência
dos negócios tradicionais e as iniciativas sociais. Em outras palavras,
tem-se procurado gerar lucro buscando o impacto social.
Após o término das palestras, os participantes puderam se organizar
em grupos com a proposta de discutir algumas questões, aplicando a teoria
que foi anteriormente tratada. Em cada grupo, destacou-se uma das questões
principais e, então, as discussões deixaram claro o importante papel do
evento: a busca de possíveis soluções para os problemas na universidade.