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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 11, Número 1, jan. abr./2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA |
SUMÁRIO
Artigos Originais
Alteração do limiar de variabilidade da freqüência cardíaca após treinamento aeróbio de curto prazo
Change in heart rate variability threshold after short term aerobic training
Fábio Yuzo Nakamura, Cesar Adornato de Aguiar, Lenise Fronchetti,
Andreo Fernando Aguiar e Jorge Roberto Perrout de Lima............................................................................................ 01
Respostas eletromiográficas dos músculos vasto lateral, vasto medial e reto femoral durante esforço
intermitente anaeróbio em ciclistas
Electromyographic response of vastus lateralis, vastus medialis and rectus femoris muscles during
anaerobic intermittent effort in cyclists
Alexandre Hideki Okano, Antonio Carlos de Moraes, Antonia Dalla Pria Bankoff e
Edilson Serpeloni Cyrino......................................................................................................................................... 11
Alterações do estado mental e da psicomotricidade em usuários de Cocaína
Mental state and pschomotricity in cocaine users
Florindo Stella, Janaína Carla Anselmo e José Sílvio Govone........................................................................................ 25
Educação física escolar: a perspectiva de alunos com diferentes percepções de habilidade
Students’ self-perception of their ability and perspective about physical education
José Henrique e Carlos Januário ............................................................................................................................. 37
IV Congresso Internacional de Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Efeitos moleculares do exercício físico sobre as vias de sinalização insulínica
Eduardo Rochete Ropelle, José Rodrigo Pauli e José Barreto Campello Carvalheira............................................................ 49
Repercussões da autopercepção da beleza física no recurso e percepção de eficácia
de estratégias de auto-apresentação em contextos de sedução
Lisete dos Santos Mónico........................................................................................................................................ 57
Educação Física Escolar: I Encontro de grupos de pesquisa no IV Congresso Internacional
de Educação Física e motricidade humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Laboratórios e Grupos de Pesquisas.......................................................................................................................... 71
Normas para Publicação da revista Motriz................................................................................................................. 73
Editorial
Estamos terminando mais uma edição da nossa revista. Foi com bastante esforço e trabalho que conseguimos terminar essa edição. O atraso na condução dos temas e a dificuldade de respostas dos nossos consultores, bem como algumas dificuldades gráficas foram os fatores complicadores. A Motriz, completa mais essa edição de publicações de artigos, ensaios, opiniões e trabalhos de dissertações e teses, vem a público chamando a atenção dos leitores para que continuem a nos enviar seus trabalhos e divulguem nas suas comunidades. Trata-se de um empenho gratuito que certamente proporcionará um elenco de temas de grande importância para a área de conhecimento sobre Educação Física. Estamos contando com a colaboração de todos aqueles que, de alguma maneira conhecem e contribuem para uma melhora no nosso material publicado. Estamos certos de que trabalharemos para que as futuras edições estejam dentro do processo natural e sem prejuízo para aqueles que contam do os resultados dos seus trabalhos publicados em nossa revista. Contamos com a compreensão de todos.
Prof. Dr. Wilson do Carmo Junior
Vice-Chefe do Departamento de Educação Física UNESP Rio Claro
Tema Livre Premiado - VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Alteração do limiar de variabilidade da freqüência cardíaca após treinamento aeróbio de curto prazo
Fábio Yuzo Nakamura 1,2
Cesar Adornato de Aguiar 2
Lenise Fronchetti 1,2
Andreo Fernando Aguiar 2
Jorge Roberto Perrout de Lima3
1 Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento - UEL
2 Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Estadual de Londrina
3 Laboratório de Avaliação Motora – Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo: Em testes incrementais, há redução consistente da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) até aproximadamente o valor de 3 ms, quando calculada pela Plotagem de Poincaré (STDB), sendo observada estabilização desse indicador nas cargas seguintes. Este ponto, denominado limiar de VFC (LiVFC) por Lima e Kiss (1999), pode ser considerado um indicador da capacidade aeróbia, por sua alta relação com os limiares de lactato e ventilatório. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos do treinamento aeróbio de três semanas sobre o LiVFC. A amostra de 25 indivíduos, não-atletas, foi dividida em Grupo Treinamento (TR, n = 18) e Grupo Controle, (C, n = 7), submetidos a teste incremental pré e pós-treinamento, com potência inicial de 0 W, e incrementos de 14,5 W por minuto, até a exaustão. Os intervalos R-R foram registrados pelo cardiofreqüencímetro PolarÒ, modelo S810i, e a VFC foi calculada pelo programa Polar Precision Performance. O TR realizou nove sessões de treinamento (3 x semana) de 30 min, com intensidade aproximada de 50% do intervalo entre a potência associada ao LiVFC (PLiVFC) e a potência de pico (PPico). As comparações foram feitas por ANOVA two way para medidas repetidas, seguida do teste de Scheffé (p < 0,05). No teste pré–treinamento, não houve diferença significante no comportamento da VFC entre os grupos. No pós-treinamento, a VFC do TR foi maior até a potência de 145,75 W, o que provocou aumento da PLiVFC. O TR não experimentou melhora significante na PPico e na FC máxima. A FC submáxima de TR no pós-treinamento foi menor até a potência de 189,5 W. Conclui-se que o LiVFC é sensível aos efeitos do treinamento aeróbio de curto prazo, sugerindo sua validade como indicador de capacidade aeróbia.
Palavras-chave: Variabilidade da freqüência cardíaca, capacidade aeróbia e treinamento aeróbio.
Change in heart rate variability threshold after short term aerobic training
Abstract: During incremental tests, there is a consistent reduction in heart rate variability (VFC) until approximately 3 ms value, when calculated through the Poincaré Plotting (STDB). A stabilization of this index is observed in the subsequent intensities. This transition point, called VFC threshold (LiVFC) by Lima and Kiss (1999), can be considered as an indicator of aerobic capacity, because of its high correlation with the lactate and ventilatory thresholds. The aim of this study was to verify the effects of three weeks duration aerobic training program on LiVFC. A 25 non-athlete sample was divided in a Training Group (TR, n = 18) and a Control Group (C, n = 7), submitted to a pre- and post-training incremental test until exhaustion, with an initial power output of 0 W and increments of 14.5 W per minute. The R-R intervals were recorded using a PolarÒ equipment, S810i model, and the VFC was calculated by means of the Polar Precision Performance software. TR underwent nine training sessions (3 times a week) of 30 min duration, with the intensity of approximately 50% of the peak power output (PPico) and that one associated to the LiVFC (PLiVFC) interval. The comparisons were made by a two way repeated measures ANOVA, followed by the Scheffé test (p < 0.05). During the pre-training test there was no significant difference in the VFC responses between the groups. In the post-training measure, the VFC of the TR was greater until the power output of 145.75 W, which caused the increase in PLiVFC. The TR experienced no significant improvement in the PPico and in maximal FC. The submaximal FC of TR in the post-training was lower until the power output of 189.5 W. It was concluded that LiVFC presents sensibility to the short-term aerobic training effects, suggesting its validity as an indicator of aerobic capacity.
Key Words: Heart rate variability, aerobic capacity e aerobic training.
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Tema Livre Premiado - VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Respostas eletromiográficas dos músculos vasto lateral, vasto medial e reto femoral durante esforço intermitente anaeróbio em ciclistas
Alexandre Hideki Okano1,2,4
Antonio Carlos de Moraes1,4
Antonia Dalla Pria Bankoff3,4
Edilson Serpeloni Cyrino1
1 Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício - CEFD UEL
2 Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento - CEFD UEL
3 Laboratório de Eletromiografia e Biomecânica da Postura - FEF UNICAMP
4 Departamento de Ciências do Esporte - FEF UNICAMP
Resumo: O propósito do presente estudo foi analisar as respostas eletromiográficas dos músculos Vasto Lateral (VL), Vasto Medial (VM) e Reto Femoral (RF) durante um esforço intermitente anaeróbio e estabelecer correlações entre a amplitude dos sinais eletromiográficos dos músculos VL, VM e RF e os indicadores de desempenho físico. Nove ciclistas do sexo masculino (idade=18-30 anos) foram submetidos a três testes de Wingate (W1, W2 e W3) intercalados por dois minutos de recuperação. Foi determinada a amplitude dos sinais eletromiográficos representada por root mean square (EMG-RMS), a freqüência mediana (FM) obtida mediante transformada de Fourier e a potência média relativa (PMR) mensuradas durante os testes de Wingate. Houve queda de 27% na PMR do W1 para o W3. Com o decorrer dos testes de Wingate, verificou-se uma pequena redução na EMG-RMS do W1 para o W3 sendo mais acentuada para o RF (13%) do que para os músculos VL e VM (6%). As respostas diferenciadas de EMG-RMS apresentadas pelos músculos podem ser explicadas pelas diferenças nas propriedades biomecânicas, arquitetônicas e morfológicas. Com relação à FM, não houve alterações com o decorrer dos testes de Wingate. De acordo com os resultados podemos concluir que o comportamento do EMG-RMS apresentado pelos músculos VL, VM e RF são diferenciados. Verificou-se uma queda na PMR e uma redução dos EMG-RMS, todavia, em diferentes proporções. Isto indica a necessidade do desenvolvimento de estudos que mensure os acúmulos de metabólitos e as respostas eletromigráficas durante esforços intermitentes de alta intensidade.
Palavras-chave: Eletromiografia, esforço intermitente, teste de Wingate, ciclistas.
Electromyographic response of vastus lateralis, vastus medialis and rectus femoris muscles during anaerobic intermittent effort in cyclists
Abstract: The purpose of the present study was to investigate the neuromuscular recruitment characteristics of vastus lateralis (VL), vastus medialis (VM), and rectus femoris (RF) during anaerobic intermittent effort in cyclists and the relationships between electromyographic signal of muscles and physical performance. Nine males cyclists (age 18-30 years) performed three Wingate Test (W1, W2, and W3) on a cycle ergometer with two minutes of rest between each exercise bout. Relative mean power (RMP), root mean square amplitude (EMG-RMS), and median frequency (Fourier Transform) were recorded throughout the cycling. RMP decreased significantly between W1 and W3 by 27%. EMG-RMS decrease was slightly more pronounced for RF (13%) than VL and VM (6%). The different EMG-RMS fatigue patterns between the VL, VM, and RF may be explained by morphological, architecture, and biomechanical factors. We concluded that EMG-RMS fatigue patterns were different between the VL, VM, and RF. MPO and EMG-RMS declined during high intensity exercise but not in the same proportion. Further investigation is required to measure both metabolite accumulation and changes in neural firing patterns during high intensity intermittent effort.
Key Words: Electromyography, intermittent effort, Wingate test, cyclists.
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Alterações do estado mental e da psicomotricidade em usuários TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
José Sílvio Govone 3
1 Departamento de Educação – IB UNESP Rio Claro
2 Curso de Geografia/Área de Demografia – IGCE UNESP Rio Claro
3 Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação – IGCE UNESP Rio Claro
Resumo: O uso crônico de drogas tem sido associado a distúrbios psicopatológicos graves. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar alterações mentais e da psicomotricidade em usuários crônicos de cocaína. Foram estudados 50 sujeitos dependentes químicos, de ambos os sexos, com idade entre 13 e 49 anos (média: 26,6 anos), encaminhados para atendimento psiquiátrico. Os métodos utilizados consistiram em anamnese detalhada, Escala Psiquiátrica Breve, Escala de Depressão de Hamilton e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Houve correlação significativa (p<0,05) entre distúrbios da psicomotricidade e fenômenos psicopatológicos (sintomas psicóticos, depressão e ansiedade); entre alterações mentais e tempo de uso; e entre alterações mentais e idade de início do consumo de cocaína. Os resultados permitem concluir que a cocaína está associada a distúrbios graves da psicomotricidade decorrentes principalmente de distúrbios psicóticos, ansiedade e depressão.
Palavras-chave: Cocaína, distúrbios psicomotores, distúrbios mentais.
Mental state changes and pschomotricity in cocaine users
Abstract: The use of drugs has been related to serious psychopathological disorders. The aim of this study consisted of evaluating mental and psychomotor disturbances in chronic cocaine addicts. Subjects were chemical dependent, male and female, from 13 to 49 years old (average 26.6 years), attending on psychiatry service. The methods consisted of detailed clinical history, Brief Psychiatric Rating Scale, Hamilton Rating Scale for Depression, and Hospital Anxiety and Depression Scale. There was significant correlation (p<0.05) between psychomotor disorders and psychopathological phenomena (psychotic symptoms, depression and anxiety); between mental disorders and addicting time; and between mental disorders and age at the beginning of cocaine consumption. The results allow us to conclude that cocaine is related mainly to serious disorders of psychomotricity decurrent of psychotic symptoms, anxiety and depression.
Key Words: Cocaine, psychomotor disturbances, mental disorders
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Tema Livre Premiado - VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Educação física escolar: a perspectiva de alunos com diferentes TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
percepções de habilidade
José Henrique 2
Carlos Januário 3
2 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
3 Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
Resumo: A literatura ressalta a importância de considerar o pensamento do aluno no planejamento e desenvolvimento do ensino. O objetivo deste estudo foi caracterizar as percepções pessoais de 123 alunos da 6ª a 8ª série do ensino fundamental, de alta e baixa percepção de habilidade na disciplina de educação física. Os dados foram coletados através de questionários. O tratamento estatístico foi realizado através da análise de clusters. Os alunos de alta e baixa percepção de habilidade se distinguiram significativamente em relação à percepção de competência, percepção de envolvimento acadêmico e percepção de expectativas dos professores.Os resultados confirmam a importância de considerar os traços psicológicos dos alunos na interpretação do seu comportamento nas aulas e desempenho acadêmico. Os professores devem oferecer oportunidades de sucesso nas aulas, de modo a elevar o sentimento de competência dos alunos ‘menos’ dotados e manter o interesse dos ‘mais’ dotados.
Palavras-chave: Motricidade humana, educação física, autopercepção de habilidade, pedagogia, educação.
Students’ self-perception of their ability and perspective about physical education
Abstract: The literature emphasizes the importance in considering the student's thought in the planning and teaching development. The objective of this study was to characterize the personal perceptions of 6th, 7th and 8th grade students (n=123) that feel to have high and low ability perception in physical education classes. The data were collected through closed-questions questionnaire. The statistical treatment was accomplished through clusters analysis. The perceived competence, perception of academic involvement and perception of teachers' expectations were different among the students that had high and low ability perception. The results confirm the importance in considering students' psychological features in interpretation of their behaviour at classes and academic performance. The teachers should provide success opportunities to the students, so that, the competence feeling could be improved in the low ability perception students and be maintained in the high ability perception students.
Key Words: Human Motricitz, Physical Education, Self-perception, Pedagogy; Education
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Efeitos moleculares do exercício físico sobre as vias de sinalização insulínica TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Eduardo Rochete Ropelle
José Rodrigo Pauli
José Barreto Campello Carvalheira
Departamento de Clínica Médica - Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Repercussões da autopercepção da beleza física no recurso e percepção de eficácia de estratégias de auto-apresentação em contextos de sedução
Lisete dos Santos Mónico
Universidade de Coimbra - Coimbra - Portugal
Resumo: Centrado na perspectiva da autopercepção, o presente artigo analisa os modos de agenciamento da beleza física no recurso e percepção de eficácia das estratégias de auto-apresentação em contextos iniciais heterossexuais de sedução. Entendendo a beleza física enquanto recurso pessoal estratégico com repercussões nas auto-apresentações, o trabalho empírico realizado sustenta a existência de uma associação positiva entre a autopercepção da atractividade e o recurso a estratégias de auto-apresentação assertivas, que possibilitam ao indivíduo a transmissão de uma auto-imagem de maior desejabilidade ao alvo de sedução. Por outro lado, a associação entre o recurso às referidas estratégias e a percepção de eficácia da utilização das mesmas, no desenvolvimento das relações amorosas, é mais intensa nos indivíduos que se autopercepcionam como sendo maisatraentes.
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1
Educação Física Escolar: I Encontro de Grupos de Pesquisa no IV Congresso Internacional de Educação Física e
Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física
Motriz, jan. abr./2005, V.11, n.1