MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 11, Número 2, mai. ago./2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

Artigos Originais

O corpo desconstruído: argumentos para uma abordagem desconstrucionista da corporeidade

Deconstructed body: argumentation for a deconstructionist approach of corporeity

Adilson Siqueira................................................................................................................................... 79

 

Educação somática : o corpo enquanto experiência

Somatic Education: the body as experience

Débora Bolsanello................................................................................................................................. 89

 

Significados da ginástica para mulheres praticantes em academia

Meanings of the gym in academy to practicing woman

Rita de Cassia Fernandes......................................................................................................................  97

Praxiologia Motriz:  construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola

Motor praxiology: the construction of a new  looking about games and scholastics sports

João Francisco Magno Ribas.................................................................................................................. 103

 

Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar

Dance: knowledge to be treated scholastic Physical Education

Mônica Caldas Ehrenberg e Jorge Sérgio Pérez Gallardo............................................................................ 111

 

Forró Universitário: a tradução do forró nordestino no sudeste brasileiro

College Forró: the translation of northeastern"forró" in Brazilian southeast

Antonio Carlos de Quadros Junior e Catia Mary Volp................................................................................ 117

 

A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar

The intelligence at stake on the school physical education context

João Batista Freire e Adonis Marcos Lisboa ............................................................................................ 121

 

Reconstruindo o lazer a partir de um periódico científico

Reconstructing leisure starting from a scientific periodical

Jossett Campagna De Gáspari................................................................................................................ 131

 

Resumo

O princípio de inclusão em Educação Física escolar: um estudo exploratório no município

 de São João Del-Rei

Ana Patrícia da Silva............................................................................................................................ 141

 

Normas para Publicação da revista Motriz............................................................................................... 142

 

Editorial

A Motriz está completando dez anos de publicações. Certamente tivemos intempéries, sobretudo em tempos difícil, tanto do ponto de vista econômico financeiro quando a crise do conhecimento, e como estamos tentando firmarmos um projeto de conhecimento específico da área, a Educação Física também teve seus problemas de ajustes filosóficos e científicos. Porém, visto ao longo desse tempo, notamos um avanço significativo nos aspectos teóricos e práticos que envolvem mudanças estruturais na área, sobretudo, quando pudemos regulamentar a profissão e com isso, uma mudança no foto das atividades da Educação Física dentro de uma cultura da motricidade humana. Conseguimos feitos importantes, como tal, forma profissional com novos olhares para a cultura da prática de exercícios, além de uma mera especulação marginal. A Educação Física parece ter entrado numa cadência sistemática na produção de conhecimento importante para a construção de um ser humano saudável e feliz consigo mesmo. A Motriz traz sua parcela de contribuição e mais uma vez reforça a idéia de que produzir conhecimento requer trabalho, dedicação e competência. Estamos gratos por todos aqueles que, conosco, fizeram da Motriz uma fonte de conhecimento sobre Educação Física.

Prof. Dr. Wilson do Carmo Junior

Vice-Chefe do Departamento de Educação Física UNESP Rio Claro

 

O corpo desconstruído: argumentos para uma abordagem

desconstrucionista da corporeidade 

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Adilson Siqueira

Curso de Educação Física da Faculdade de Americana - FAM

Resumo: O presente artigo insere-se no contexto do debate pós-estruturalista dos estudos da corporeidade e tem por objetivo apresentar alguns argumentos em prol de uma abordagem desconstrucionista dos mesmos. Para tanto, lança mão dos conceitos de logocentrismo e desconstrução, cunhados pelo filósofo argelino-francês Jacques Derrida, e os propõe como referenciais conceituais para o questionamento daquelas concepções que, no âmbito dos estudos contemporâneos da corporeidade, posicionam o ser ou algum tipo de essência como fundamento teórico-prático.

Palavras-chave: Corporeidade, fenomenologia, signo, pós-estruturalismo, desconstrução.

Deconstructed body: argumentation for a deconstructionist approach of corporeity

Abstract: The current article is inserted in the context of the pos-structuralist debate of the studies of corporeity and its goal is to put forward some arguments for a deconstrutionist approach of the same ones. Therefore, it is used the concepts of logocentrism and deconstruction, postulated by the French-Algerian philosopher Jacques Derrida, in order to question ideas of corporeity, which in contemporary studies situate the being or some kind of essence as a theoretic-practical basis.

Key Words: Corporeity, Phenomenology, Sign, Post-structuralism, Deconstruction

 Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p.79-88

 

Educação somática: o corpo enquanto experiência 

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Débora Bolsanello

Université du Québec à Montreal – Canadá

Resumo: Elaboramos aqui uma definição da educação somática, campo ainda pouco conhecido no Brasil.  Abordamos principalmente o conceito de corpo enquanto experiência, pilar da pedagogia da educação somática. A educação somática é um campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado. A partir da mudança de paradigma estabelecida pelo pós-Positivismo e do questionamento epistemológico inaugurado pela Fenomenologia, a experiência humana e a subjetividade passam a ser validadas como fonte de conhecimento. Para os profissionais da área de educação somática, não é o corpo da pessoa que é abordado, mas a sua experiência através do corpo. Para tanto, o professor de educação somática utiliza as seguintes estratégias pedagógicas: a sensibilização da pele, o aprendizado pela vivência e a flexibilidade da percepção.

Palavras-chave: Consciência corporal, métodos educacionais alternativos, sensação, percepção, educação somática.

Somatic education: the body as experience

Abstract: In this article, I propose a definition for somatic education, a field still unknown in Brazil.  I present the concept of body as an experience which is central for the pedagogy of somatic education. Somatic education is a theoretic and practical field that focuses on the relations between human mobility, consciousness and the learning process. The change of paradigm brought forward by post-Positivism and the epistemological revolution announced by Phenomenology entails that the human experience and subjectivity be recognized as valuable source of knowledge. Anchored on these philosophical grounds, somatic educators do not tackle the body of a person but rather the experience a person has through the body. For this reason, somatic educators use the following pedagogic strategies: the sensibilization of the skin, the learning through experience and the flexibility of perception.

Key Words: Consciousness of the body, alternative methods, sensation, perception, somatic education

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p. 89-96

 

Significados da ginástica para mulheres praticantes em academia

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Rita de Cassia Fernandes

Academia de ensino superior de Sorocaba

Resumo: Tivemos como objetivo neste trabalho analisar os significados da ginástica para mulheres praticantes em academia. Optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa, tendo a análise de conteúdo como método de tratamento dos dados. Assim, foi possível interpretar a lógica que orienta a prática de um grupo de dez mulheres, na faixa etária de 25 a 35 anos, freqüentadoras de uma academia de ginástica localizada na cidade de Americana (SP). Tecemos considerações que nos permitem afirmar que, para esse grupo, as preocupações com a beleza, o emagrecimento e a saúde foram unânimes. Apesar da pluralidade de significados desvelados pelas praticantes, a principal questão que emergiu do contexto considerado foi a aproximação da ginástica como mais uma possibilidade de modificação corporal no mercado dos cuidados com o corpo nos dias de hoje.

Palavras-chave: Corpo, academia de ginástica, beleza, saúde.

Meanings of the gym in academy to practicing woman

Abstract: Our aim in this article was to analyze the meanings of academy gymnastics to women practitioners. We choose a qualitative research approach, using  the content analysis as a method for data treatment. It was possible to interpret what leads ten women (25 to35 years old) to go to the gymnastics activities at Americana city (SP). We have come to these considerations that allow us to say, that for this group, the worries about the beauty, weight loss and health were a common reason for them. Even with the plurality of meanings mentioned by the practitioners, the most important thing that was pointed out in the context was the use of the gymnastics as one more possibility of body modification available in the body care market in our days.

Key Words: Body, gym, beauty, health.

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p. 97-102

 

Praxiologia Motriz:  construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

João Francisco Magno Ribas

Departamento de Desportos Coletivos - Universidade Federal de Santa Maria RS

Resumo: A Praxiologia Motriz, idealizada pelo professor francês Pierre Parlebas no final da década de 60, aos poucos vem mostrando novas e relevantes reflexões para a Educação Física. No presente artigo, trato de apresentar pontos relativos à Praxiologia que poderão contribuir para o ensino dos jogos e esportes na Educação Física Escolar. Assim, divido o texto da seguinte forma: Melhor compreensão do que se está ensinando; ensino com mais consistência e sentido; transferência de estruturas e lógicas de atividades; organização e seleção de conteúdos. Na última parte do texto apresento uma síntese do que realizei no estudo de doutoramento.

Palavras-chave: Praxiologia motriz, aprendizado, educação, ensino.

Motor praxiology: the construction of a new looking about games and scholastics sports

Abstract: The Motor Praxiology, idealized for French teacher Pierre Parlebas in the end of 60's, bit by bit is showing new and relevant reflections for the Physical Education. In the present article, I present points related to Praxiology, which might contribute to the teaching of games and sports in Scholastic Physical Education. Thus, I divide the paper in the following form: Better comprehension from what it is teaching; teaching with more consistency and meaning; transference of structures and logics of activities; organization and selection of contents. In the last part of the text, I present a synthesis about my doctorate work.

Key Words: Motor Praxiology, learning, education, teaching

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p.103-110

 

Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Mônica Caldas Ehrenberg 1

Jorge Sérgio Pérez Gallardo 2

1Academia de Ensino Superior – Sorocaba SP e FEFISA – Santo André

2 Faculdade de Educação Física  - UNICAMP

Resumo: Este estudo de cunho bibliográfico visa refletir sobre a Dança como um dos conhecimentos a ser tratado nas aulas de Educação Física escolar, com um olhar estabelecido pelo conceito de cultura como categoria principal para essas aulas. Sendo esta uma abordagem relativamente nova para a área e ainda discutida de maneira equivocada, é que nos sentimos motivados a escrever este texto, partindo dos pressupostos mais antigos da Educação Física, cuja associação sempre foi de um corpo exclusivamente biológico, e buscando alcançar a relação cultural para área. Reconhecendo a dificuldade de um olhar prático para o conceito estabelecido, é que sugerimos, ao final do texto, uma possibilidade de trabalho para a Dança nas aulas de Educação Física escolar, com um enfoque cultural.

Palavras-chave: Educação Física Escolar, cultura, dança.

Dance: knowledge to be treated scholastic Physical Education

Abstract: This review of literature paper discusses the role of the Dance as a body of knowledge that needs to be addressed at Physical Education classes. It is through a cultural approach that Dance is here valued as especially favored for the classes concerned. Because this is a relatively new approach and it still has being discussed on questionable assertions, we felt moved to write this paper, based upon the old assumptions of the Physical Education field. In which human body is here regarded not in exclusively biological terms, but also in its cultural implications. As we recognize the practical difficulties implied on this matter, we finish our analysis proposing a possibility of activities on the Dance in scholastic Physical Education situations with a cultural approach.

Key Words: Scholastic Physical Education, culture, dance.

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p.111-116

 

Forró Universitário: a tradução do forró nordestino no sudeste brasileiro

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Antonio Carlos de Quadros Junior

Catia Mary Volp

Departamento de Educação Física UNESP – Rio Claro SP

Resumo: O presente estudo foca o Forró Universitário (FU) e visa esclarecer o histórico desta dança, no que diz respeito às suas origens. O estudo objetiva investigar a origem do FU. Para atingir o objetivo a literatura pertinente foi investigada. A origem do nome forró tem três versões. A mais conhecida é que viria da expressão inglesa "for all" e a  mais embasada cientificamente é que derivaria da expressão africana "forrobodó". No início da década de 90, a partir das festas animadas pelo forró pé-de-serra, os universitários do sudeste do Brasil interessaram-se pelo ritmo, desenvolvendo-o no que passou a denominar-se FU. Este nada mais é do que o tradicional pé-de-serra incrementado por outros ritmos e instrumentos além do trio zabumba, sanfona e triângulo. Assim, conclui-se que o FU originou-se nos meados das décadas 1990 e 2000, e que é basicamente constituído pelo Baião, pelo Xote, e, menos freqüente, pelo Xaxado.

Palavras-chave: Dança de Salão, Forró, Forró Universitário, Xote, Baião.

College Forró: the translation of northeastern "forró" in Brazilian southeast

Abstract: The aim of the present study is to explain the evolution of the dance College Forró and its origins. In order to do so, the pertinent literature was investigated. The origin of the name "Forró" has three versions. The more acquaintance one suggests that it comes from the English expression "for all" and the more scientifically based one suggests that it derived from the African expression "forrobodó", which means popular dance. At the beginning of the decade of 90’s, from the parties animated by the “forró pé-de-serra”, college students from Southern Brazil became interested in the rhythm, developing it and calling it CF. CF is the traditional “forró pé-de-serra” incremented by other rhythms and instruments besides the trio "zabumba", accordion and triangle. Thus, we can conclude that CF had its origins in the middles of the decades 1990 and 2000, and that it is basically constituted by the Baião, Xote, and, less frequently, Xaxado.

Key Words: Ballroom Dance, Forró, College Forró, Xote, Baião.

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p. 117-120

 

A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

João Batista Freire

Adonis Marcos Lisboa

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo: esta pesquisa tem por objetivo investigar a mobilização da inteligência em circunstâncias diversas, tanto em situações lúdicas como fora delas. Envolvemos sujeitos entre nove e 12 anos, alunos de Ensino Fundamental, que realizaram, em aula de Educação Física, duas versões da brincadeira Nunca Três. Em seguida tiveram que responder questões, com tempo ilimitado, sobre as atitudes dos jogadores durante a brincadeira. Isso foi comparado com uma situação em que respondiam perguntas sobre tabuada, em dois momentos: com tempo limitado a um segundo por pergunta e sem tempo limitado. Este estudo foi fundamentado, principalmente, na obra de Jean Piaget sobre epistemologia genética. Recorremos ao método de observação participante e análise de conteúdo, integrando-os a análises quantitativas. Os resultados obtidos levam-nos à suposição de que a inteligência é um atributo circunstancial, isto é, capaz de, alteradas as circunstâncias, promover adaptações incessantes, dentro de certos limites.

The intelligence at stake on the school physical education context

Abstract: This research has as a main goal  to investigate the mobilization of the intelligence in many circumstances, even in ludic circumstances or out of it. We involved subjects between nine and twelve years old, students from the elementary school, who carried out in the Physical Education class two versions of the game Never Three. After that they had to answer questions with unlimited time about the attitude of the players during the game. This was compared with one situation in which they answered questions about mathematics, in two moments: with limited time of one second and unlimited time. This study was founded, mainly, at Jean Piaget work about genetic epistemology. We appealed to the participant observation method and content analyze, integrating each one to the quantitative analyzes. The obtained results led us to suppose that the intelligence is a circumstantial attribute, which means that it is able to, even under changed  circumstances, promote incessantly adaptations within some limits.

Key Words: Intelligence, physical education, game.

 Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p.121-130

 

Reconstruindo o lazer a partir de um periódico científico

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Jossett Campagna De Gáspari

L.E.L-Laboratório de Estudos do Lazer-DEF/UNESP Rio Claro SP

G.P.L-Grupo de Pesquisa em Lazer- FACEF/UNIMEP Piracicaba SP

Grupo de Estudos Avançados em Inteligência Humana-USJT São Paulo SP

Resumo: O lazer, fenômeno social legitimado após a revolução industrial, coloca o ser humano numa situação inusitada do preenchimento qualitativo do tempo livre, na perspectiva do desenvolvimento de suas potencialidades. À universidade compete o diálogo com a comunidade por meio da socialização das pesquisas básicas e aplicadas que elucidam tais fenômenos sociais. Os periódicos científicos contribuem neste pretendido diálogo. O objetivo deste estudo foi identificar, de 1995 a 2000, como o lazer foi veiculado na Motriz, fonte documental. Resumos de seis volumes e doze números, nas diversas seções, foram categorizados nas Áreas de Concentração da Biodinâmica e Pedagogia da Motricidade Humana. Dos noventa e cinco trabalhos, vinte e seis foram contextualizados na Biodinâmica e sessenta e nove, na Pedagogia. A inserção do lazer como tema central foi identificada em dois e, de modo subjacente, em nove estudos. Conclui, pela premência da otimização da Motriz na intensificação dos debates concernentes ao fenômeno social lazer.

Palavras-chave: Veiculação, lazer, Motriz.

Reconstructing leisure starting from a scientific periodical

Abstract: Leisure, social phenomenon legitimated after the industrial revolution, unfolds to the man a situation in which he fills his free time in a quality-wise manner, in the perspective of developing his potentials. Universities and scientific periodicals are responsible for the dialogue with the community through the socialization of the basic and applied researches that illustrate such social phenomena. The objective of this study was to identify, from 1995 till 2000, how leisure was diffused in MOTRIZ, a documental source. Summaries of six volumes and twelve numbers, from varied sections, were categorized in the following areas: Concentration of Biodynamics, and Pedagogy of Human Motricitz. Of the ninety-five studies, twenty-six were contextualized in Biodynamics and sixty-nine in Pedagogy. Leisure as a central topic was identified in two studies and in nine studies in a subjacent manner. I have concluded by the urgency of the improvement of the intensification of debates in MOTRIZ relative to the social phenomenon “leisure”.

Key-words: Diffusion, leisure, Motriz.

  Motriz, mai. ago./2005, V.11, n.2, p. 131-140