MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 11, Número 3, set. dez./2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

Artigos Originais

A síndrome de Burnout no esporte

The sport Burnout Syndrome

Daniel Alvarez Pires, Maria Regina Ferreira Brandão e

Afonso Antônio Machado...............................................................................................................................................   147

 

Atividade Física na Prevenção e na Reabilitação do Câncer

Physical activity in the prevention and rehabilitation from cancer

Wellington Pedroso, Michel Barbosa Araújo e Eliane Stevanato........................................................................................... 155

 

Alterando estados de ânimo nas aulas de Ginástica rítmica com e sem a utilização de música

Altering mood in Rhythmic Gymnastics classes: with and without music

Patrícia Mori  e Silvia Deutsch....................................................................................................................................... 161

 

A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes

The systematization of contents in physical education at school: the perspective of experienced teachers

Luís Fernando Rocha Rosário e Suraya Cristina Darido .................................................................................................... 167

 

Um retrato da pesquisa brasileira em Educação Física escolar: 1999 – 2003

A frame of brazilian research about  physical education: 1999 – 2003

Fabia Helena Chiorboli Antunes, Luiz  Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas, Stefano Bigotti,

Jorge Hideo Tokuyochi, Go Tani, Fernanda Kundrat Brasil e Mauro André........................................................................... 179

 

Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas

About the soccer-schools: civilizator process and pedagogic practices

Renato Beschizza Valentin e Marilia Coelho..................................................................................................................... 185

 

Contribuição da percepção háptica no controle postural de crianças

Contribution of the haptic perception in the postural control of children

Tatiane Calve e Eliane Mauerberg-deCastro ...................................................................................................................  199

 

Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos

Gender identification in child plays

Sissi Aparecida Martins Pereira e Ludmila Mourão ..........................................................................................................  205

 

 

Artigos de Revisão

Síndrome do pinçamento no ombro, decorrente da prática esportiva: uma revisão bibliográfica

Impingement Syndrome in shoulder, consequent of sports practice: a bibliograph review

Rodrigo Inoue Faggioni, Ricardo Dantas de Lucas e Ariel David Freitas Al Gazi................................................................... 211

 

Editorial

A Motriz vem mais uma vez preencher um espaço destinado a divulgar o conhecimento. Nessa edição é possível avaliar a importância de um trabalho de pesquisa, podendo dizer, investimento em conhecimento interdisciplinar. Seguindo a tradição das nossas publicações, vimos aqui trabalhos em diferentes abordagens contemplando e reconhecendo que tem muito a investir nesse vasto campo da Educação Física. É nesse sentido que a Comissão Editorial desse periódico vem trabalhando para que se tenha sempre à frente profissionais e pesquisadores atentos para a importância de divulgar seus produtos. Estamos interessados em melhorar a qualidade tanto quanto a dinâmica editorial das nossas publicações. Para isso contamos com os leitores, tanto para quem possui o hábito de ler a Motriz, quanto para aqueles que divulgam dentro dos meios acadêmicos ou fora dele. Os artigos aqui neste número é uma face da Motriz, dentro de diferentes abordagens, pedagógica, psicológica e social pode acreditar que estamos no caminho certo.

Esperamos que nossos leitores apreciem.

Prof. Dr. Wilson do Carmo Junior

Vice-Chefe do Departamento de Educação Física UNESP Rio Claro

 

A Síndrome de Burnout no Esporte

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Daniel Alvarez Pires1

Maria Regina Ferreira Brandão1

Afonso Antônio Machado2

1Universidade São Judas Tadeu (USJT)

2Departamento de Educação Física - UNESP Rio Claro

Resumo: A síndrome de burnout, considerada uma reação ao estresse crônico, foi descoberta em profissões caracterizadas como de “serviços humanos”, casos de médicos, enfermeiros e advogados, expandindo-se, posteriormente, aos profissionais do âmbito esportivo. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa consistiu em revisar conteúdos referentes à síndrome no ambiente esportivo a partir dos seus modelos representativos teóricos. Foram analisados os aspectos históricos, instrumentos psicométricos de avaliação e manifestações de burnout em atletas, treinadores, árbitros e diretores esportivos. Conclui-se, portanto, que, independentemente do modo com o qual o indivíduo se relaciona profissionalmente com o esporte, existe o risco latente de manifestação da síndrome.

Palavras-Chave: Estafa Profissional. Estresse. Testes Psicológicos.

The Sport Burnout Syndrome

Abstract: The burnout syndrome, considered a reaction to chronic stress, was discovered in the “human services” professions, like doctors, nurses and lawyers, being later expanded to the sport’s environment professionals. The purpose of this study was to revise contents connected to the syndrome from the burnout’s representative theoretical models in the sportive environment. There were analyzed the historic aspects, psychometrically instruments of evaluation and burnout manifestations in athletic directors, officials, coaches and athletes. As a conclusion, independently the way the individual involves himself professionally with the sport, there is the latent risk of the syndrome’s manifestation

Key Words: Burnout Professional. Stress. Psychological Tests.

 Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p.147-153

 

Atividade física na prevenção e na reabilitação do câncer

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Wellington Pedroso

Michel Barbosa Araújo

Eliane Stevanato

Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté - UNITAU

Resumo: O câncer é, na atualidade, a segunda maior causa de morte em nosso país, Estados Unidos e Europa. Embora a herança genética seja um fator de grande relevância, sedentarismo e estilo de vida irregular têm contribuído para a incidência crescente dessa doença. No presente estudo é revisada a literatura referente às recomendações de exercício na prevenção, no tratamento e na reabilitação de pacientes com câncer, incluindo aspectos nutricionais e relativos ao controle de peso. São fortes as evidências da contribuição da atividade física nas diferentes fases da doença e de seu tratamento. No período de diagnóstico e pré-tratamento, o indivíduo tem na condição física o suporte para enfrentar a terapia. Na reabilitação, favorece a preservação das capacidades físicas e a retomada das atividades cotidianas. É durante o tratamento que a atividade parece ter maior importância,  atenuando a fadiga crônica e a caquexia, aumentando a eficiência metabólica e energética do corpo, reduzindo assim a ação dos carcinógenos.

Palavras-chave: Atividade Física. Prevenção. Câncer

Physical activity in the prevention and rehabilitation from cancer

Abstract: Today, cancer is the second major cause of mortality in our country, in the USA and in Europe. Although genetic factors play an important role, sedentary and irregular life style contribute to the increasing incidence of the disease. In the present study, we reviewed the literature on the exercise recommendation in prevention, treatment and rehabilitation of cancer patients, including nutritional and weight control aspects. There are strong evidences of the contribution of physical activity in different phases of the disease and its treatment. During the diagnosis and pre-treatment period, the patient finds in the physical condition the support to face therapy. During rehabilitation, physical activity improves physical capacities, allowing a better reestablishment of daily activity routine. However, during the treatment, physical activity seems to play a more important role, attenuating chronic fatigue and caquexy , improving metabolic and energetic efficiency and impairing carcinogenic action.

Key Words: Physical Activity. Prevention.Cancer.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p.155-160

 

Alterando estados de ânimo nas aulas de Ginástica rítmica com e sem a utilização de música

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Patrícia Mori 1

Silvia Deutsch 2

1Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS e LACCEM

2 LACCEM Departamento de Educação Física da UNESPRio Claro

Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi analisar se o acompanhamento musical ou não na aula de Ginástica Rítmica poderia interferir nos estados de ânimo das ginastas. Neste estudo duas situações experimentais com 39 participantes foram testadas. Na primeira as participantes freqüentaram uma aula de ginástica com música e na segunda participaram da mesma aula, porém sem a utilização da música. No início e no término das aulas as participantes preencheram a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI). Com base na análise de correspondência foi possível chegar aos seguintes resultados: a aula sem música fez com que as participantes se sentissem menos “leves”, menos “inúteis” e mais “pesadas”. Na aula com música sentiram-se menos “tristes”, com menos “medo”, mais “ativas” e mais “felizes”. Assim, observou-se que a música efetivamente  interferiu nos estados de ânimo das ginastas. Apesar de a ginástica já ter seu papel na alteração do estado de ânimo, a presença da música teve uma influência extremamente positiva proporcionando alegria, coragem e vontade de se exercitar, isto é, interferindo no aspecto da motivação. A ausência da música, por outro lado, trouxe um certo peso à atividade, tornando-a cansativa e trazendo a sensação de inutilidade a sua prática.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. Música. Estados de ânimo.

Altering mood in Rhythmic Gymnastics classes: with and without music

Abstract: The general purposes of this study was to analyze if musical accompaniment or not in a rhythm gymnastic class could interfere on gymnasts mood. In the study two experimental situations with 39 participants were tested. In the first one the participants practiced a gymnastic class with music and in the second one they practiced a class without music. Before and after the classes the participant answered the “Lista de estados de ânimo reduzida e ilustrada”  (LEA-RI). Based on Correspondence Analyzes and on Binomial test it was possible to find the following results: the class without music permitted the participants to fell less “light” and less  “inactive” and they also felt “heavier”. In the class with music they felt less “sad”, and they felt fewer “afraid” and more “active” and “happier”. Thus it is observed that music interfered on gymnast’s moods. Take in different ways witer or not the presence of music. Nevertheless the gymnastic has its place on altering mood state, the presence of music had an extremely positive interference favoring the happiness, the courage, and the intention of practice exercise, it means, interfering in motivation aspect. The music absence brought a certain “peso” to activity, probably, making it tiredness the sensation of inactiveness to its practice.

Key Words: Rhythm gymnastic. Music. Mood.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p. 161-166

 

A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes

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Luís Fernando Rocha Rosário

Suraya Cristina Darido

Departamento de Educação Física- UNESP Rio Claro

Resumo: Os professores de Educação Física têm restringido seu trabalho aos esportes tradicionais, que são transmitidos superficialmente, e em geral distribuídos sem nenhuma sistematização. O objetivo deste estudo foi investigar como professores experientes sistematizam os conteúdos da Educação Física nas aulas que ministram de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental, sendo que, para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa. As informações foram obtidas através da revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada, orientada por um roteiro de questões, com 6 professores de Educação Física experientes. Os professores sistematizam os conteúdos ao longo do ano através dos bimestres, com um esporte coletivo como conteúdo principal, e outros conteúdos dispostos paralelamente durante o ano, no caso, os jogos e outros esportes, mas não há mudanças ao longo do ciclo de escolaridade. O principal critério é a dificuldade do conteúdo do ponto de vista procedimental, o que é mais difícil de ser executado tende a ficar no fim do ano. Entendemos que ensinar determinado conteúdo ou determinada prática em diferentes séries escolares exige que se utilizem tratamentos diferentes, tanto em termos de aprofundamento dos conhecimentos como em termos metodológicos.

Palavras-chave: Sistematização. Conteúdos.  Educação Física Escolar.

The systematization of contents in physical education at school: the perspective of experienced teachers

Abstract: The physical education teachers have been restricting their work to the traditional sports and they are superficially transmitted and usually spread without any systematization. The objective of this study was to investigate how experienced teachers systematize their physical education contents since fifth to eighth grades, for that was made a qualitative research. The information was acquired through the bibliographic review and semi structured interview guided by a program of questions with six experienced physical education teachers. The teachers systematize their contents during the year with a collective sport as a main content, and others contents disposed parallel during the year, in this case, the games and the others sports, but there are no changes in the school cycle. The main judgment is the difficulty of contents from the point of view on the procedure, what is more difficult to be executed usually is left to the end of the year. We understand to teach such contents or practice in different grades requires teachers make use of different treatments, as much in term of the deepen knowledge as in methodological terms.

Key Words: Systematization. Contents. Physical education in school.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p. 167-178

 

Um retrato da pesquisa brasileira em Educação Física escolar: 1999 – 2003

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Fabia Helena Chiorboli Antunes1

Luiz  Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas1

Stefano Bigotti2

Jorge Hideo Tokuyochi1

Go Tani1

Fernanda Kundrat Brasil1

Mauro André1

1 Departamento de Pedagogia do Movimento Humano-  EEFEUSP

2UNIMEP

Resumo: Para estudar a produção de conhecimentos relativos à Pedagogia da Educação Física Escolar, realizou-se inicialmente uma pesquisa sobre os principais temas abordados nas publicações da área de Educação Física, para depois especificar os que se referiam à Educação Física Escolar. Os resultados evidenciam que, a maioria dos artigos nacionais trabalha com a caracterização da Educação Física Escolar, os artigos internacionais demonstram uma preocupação com o processo ensino - aprendizagem. Conclui-se que a pesquisa em Educação Física Escolar no Brasil é pequena, e quando ocorre, mostra uma predominância dos estudos relacionados à caracterização.

Palavras-chave: Educação. Educação Física Escolar. Escola. Pesquisa. Atividade Motora.

A frame of brazilian research about  physical education: 1999 – 2003

Abstract: This study was undertaken to obtain an insight into the available research on Physical Education at Schools. Initially, we carried out a comprehensive research on the main themes addressed by Physical Education journals, and later on those journals that specifically addressed issues related to Physical Education at Schools. The results show that, whereas the great majority of national articles discuss the characterization of Physical Education at Schools, the international articles published are more concerned with the teaching-learning process. One can only conclude that there is little research on Physical Education at Schools conducted in Brazil, and, whenever there is, it shows a predominance of studies related to characterization.

Key Words: Education. Physical Education. School. Research. Motor Activity.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p. 179-184

 

Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas

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Renato Beschizza Valentin1

Marilia Coelho2

1Departamento de Educação Física da FCT/Unesp.

2Departamento de Planejamento, ambiente e urbanismo da FCT/Unesp.

Resumo: O presente estudo preocupou-se em compreender e analisar os sentidos das representações sociais dos professores das escolinhas de futebol de Presidente Prudente/SP sobre suas práticas pedagógicas. Delineamos como população de estudo um grupo de três professores, sendo que um deles atua no âmbito das escolinhas desde o início de sua vida profissional e os outros dois eram estudantes de Educação Física que já desenvolviam estágios não-obrigatórios em escolinhas de futebol e similares. Os métodos utilizados para coleta e análise de dados foram a aplicação de entrevistas semi-estruturadas, seguidas de análise de discurso pautada pela linha teórico-metodológica das Representações Sociais e pela Sociologia configuracional. Conseguimos captar alguns sentidos bem marcados, que se articulam em rede no processo de construção das representações. São eles: disciplinador; evolucionista; moralista; e tecnicista. O presente estudo traz discussões e críticas acerca do cotidiano das escolinhas que podem ser utilizadas pelos professores que atuam na área.

Palavras-chave: Representações sociais. Escolinhas de futebol. Sentidos. Práticas pedagógicas. Sociologia configuracional.

About the soccer-schools: civilizator process and pedagogic practices

Abstract: This study troubled about to understand and to analyze the meanings of social representations of soccer-school’s teachers at Presidente Prudente/SP about their pedagogic practices. We delineated as study population a group of three teachers, whereas one of them acts at soccer-schools since the beginning of his professional life and the others were  Physical Education students who developed apprenticeship at soccer-schools and at similar institutions. The data were collected by means of the application of semi-structured interviews. Data analyses were done though the speech analysis ruled by the theoretician and methodological approach of social representations and the figurational sociology. We could capture some very strong meanings related as a net to the process of representations construction. They are: discipliner; evolutionist; moralist; and technicist. This study bring discussion and critiques about the quotidian of soccer-schools that can be useful for teachers that act at this area

Key Words: Social representations. Soccer-schools. Meanings. Pedagogic practices. Figurational sociology.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p.185-197

 

Contribuição da percepção háptica no controle postural de crianças

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Tatiane Calve1

Eliane Mauerberg-deCastro

Departamento de Educação Física/Unesp-Rio Claro

Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a contribuição da percepção háptica através do sistema âncora (Mauerberg-deCastro, 2002), durante tarefas de controle postural. A tarefa consistiu em criançascom idade de 5 anos, 6 anos  e 7 anos de idadeandar sobre uma trave de equilibrio sem o uso da visão. O sistema âncora consiste na manipulação de dois cabos flexíveis com pesos atados em suas extremidades, que sempre devem ficar em contato com o solo. Procuramos avaliar também se o status de desenvolvimento tem influência nas estratégias de controle postural adotadas nas tarefas utilizando a percepção háptica. Participaram desse estudo 90 crianças (30 crianças de 5 anos, 30 de 6 anos e 30 de 7 anos de idade). Cada grupo de 30 crianças foi dividido randomicamente em 3 grupos, sendo um grupo controle (sem âncoras) e dois grupos experimentais, com âncoras de 125g e 500g. Cada participante realizou um total de 6 tentativas. Os resultados do estudo indicaram melhora no controle postural com o uso da percepção háptica por meio do sistema âncora para o grupo de 7 anos, e os grupos de 5 e 6 anos de idade mostraram uma tendência a piorar o controle postural com a utilização do sistema âncora.

Palavras-chave: Percepção háptica. Paradigma âncora. Controle postural.

The intelligence at stake on the school physical education context

Abstract: The purpose of the present study was to assess the contribution of haptic perception while using an anchor system (Mauerberg-deCastro, 2002) during a postural control task. The task consisted of children--ages five, six and seven years old--walking blindfolded on a balance beam. The children manipulated the anchor system, consisting of two flexible cables with attached loads resting on the floor. We assessed developmental influence on postural control strategies and on haptic perception. Ninety children participated in this study (30 5-year-olds, 30 6-year-olds, and 30 7-year-olds). Children in each age group were randomly assigned to either a control task (no anchors), or to one of the two experimental tasks (i.e., the anchor system at loads of either 125g or 500g). Each participant performed six trials.  The results indicated that the 7-year-old group improved postural control while using the anchor system. The 5- and 6-year-old groups deteriorated in performance while using the anchor system. We concluded that haptic perception has developmental constraints when postural perturbations require exploratory non-visual strategies.

Key Words: Haptic perception. Anchor paradigm. Postural control.

 Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p.199-204

 

Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos

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Sissi Aparecida Martins Pereira 1

Ludmila Mourão 2

1 Departamento de Educação Física e Desportos UFRRJ – GEFSS- LEEFEG

2 Programa de Pós-Graduação em Educação Física -PPGEF/UGF – GEFSS

Resumo: A pesquisa se desenvolveu numa perspectiva etnográfica, através da observação do comportamento das crianças de Classe de Alfabetização – CA - até a 4ª série do ensino fundamental, que brincavam nos ambientes recreativos disponíveis do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC Seropédica, Rio de Janeiro. Pode-se constatar que as crianças se dividiam, preferencialmente, por sexo, entretanto as meninas e os meninos menores brincavam juntos. Essa organização ia se diferenciando com o aumento da idade, culminando em separação total na 4a série. Geralmente as meninas eram excluídas do jogo de futebol preferido pelos meninos e brincavam de queimada, corda e “coisas de menina”. Verificou-se que muitas professoras, quando interferiam nos jogos e brincadeiras, reforçavam a separação das crianças por sexo. Pode-se concluir que a escola favorece o sexismo, reforçando-o através de atitudes, palavras e/ou rituais que vão incutindo nas crianças a idéia de separação.

Palavras-chave: Gênero. Sexismo nos jogos infantis. Brincadeiras de meninos e meninas.

Gender identification in child plays

Abstract: This research was developed in a ethnographic perspective, trough behavior observation of children from the alphabetization class to the 4th grade of the primary education, who used to play in recreational environments at the Center of Integral Attention to the Child - CAIC Seropédica, Rio de Janeiro. It was verified that children separated, preferably, by sex, however the younger boys and girls played together. This organization gradually changes with increasing in age, until they are completely separated at the 4th grade. Usually the girls were excluded from the soccer game, preferred by the boys, and played of jump rope and other “girl games”. It was verified that many teachers, when they interfered in the games and plays, reinforced the children separation by sex. It can be concluded that the school favors the sexism, reinforcing it through attitudes, words and rituals that prints in the children the separation idea.

Key-words: Gender. Sexism in children’s games. Boy’s and girl’s plays.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p. 205-210

 

Síndrome do pinçamento no ombro, decorrente da prática esportiva: uma revisão bibliográfica

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Rodrigo Inoue Faggioni1

Ricardo Dantas de Lucas1

Ariel David Freitas Al Gazi2

1 Departamento de Educação Física UNIFRAN

2Departamento de Biologia Aplicada a Agropecuária FCAV/UNESP Jaboticabal

Resumo: A sobrecarga repetitiva decorrente de algumas práticas esportivas, sobre a articulação do ombro pode ocasionar lesões agudas e crônicas. O presente levantamento bibliográfico tem como objetivo verificar as causas e incidências dos aspectos relacionados à principal lesão crônica, a qual acomete a articulação do ombro dos atletas, que é chamada de Síndrome do Pinçamento. Fatores como, esporões degenerativos, espessamento crônico da bursa, depósitos crônicos de cálcio, tensão da cápsula posterior do ombro, frouxidão ligamentar e hipovascularização do tendão do supra-espinhoso, juntamente associado à atividade que envolva elevação do ombro acima dos 90 graus, têm sido apontados como  fatores importantes na incidência desta patologia. Alguns dos responsáveis pela ocorrência desta patologia em determinados esportes são: a sobrecarga de treino, o uso excessivo dos movimentos do ombro e também fatores degenerativos. Em relação ao tratamento da Síndrome do Pinçamento, observa-se na literatura uma ampla possibilidade de intervenções que devem ser determinadas de acordo com o grau da lesão e das áreas anatômicas afetadas, podendo ser utilizado desde o tratamento conservador até técnicas cirúrgicas. Após as modalidades que apresentam grande incidência desta patologia terem sido revisadas (beisebol, voleibol, golfe, natação, handebol e outros), sugere-se que toda equipe técnica e médica ligada a estes esportes adquiram um amplo conhecimento anatômico, cinesiológico e biomecânico dos gestos específicos da modalidade, com intuito de retardar ou impedir o surgimento dessa lesão e conseqüentemente a interrupção dos treinamentos do atleta.

Palavras-chave: Ombro. Lesões. Síndrome do Pinçamento. Excesso de uso.

Impingement Syndrome in shoulder, consequent of sports practice: a bibliograph review

Abstract: The physical education teachers have been restricting their work to the traditional sports, that are superficially transmitted and usually spread without any systematization. The objective of this study was to investigate how experienced teachers systematize the Physical Education contents in their lectures from the fifth to eighth grades, using  a qualitative research. The information was acquired through the bibliographic review and semi structured interview oriented by a series of questions with six experienced physical education teachers. The teachers systematize their contents during the year with a collective sport as a main content, and others contents disposed parallel during the year, in this case, the games and the others sports, but there are no changes in the school cycle. The main judgment is the difficulty of contents from the point of view on the procedure, what is more difficult to be executed usually is left to the end of the year. We understand that to teach such contents or practice in different grades requires that teachers make use of different treatments, as in terms of the knowledge as in methodological terms.

Key-words: Shoulder. Injuries. Impingement. Overuse.

  Motriz, set. dez./2005, V.11, n.3, p.211-215