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5. PRINCIPAIS SISTEMÁTICAS DE ELABORAÇÃO |
SISTEMÁTICA MATHEWSON & FONT |
Sistemática metodológica apresentada em 1973, pelos norte-americanos Mathewson e Font. Foi fundamentada na análise crítica dos métodos de elaboração de cartas geotécnicas nos E.U.A., tendo como princípio básico a ordenação da informação geológica para o uso do solo (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).
Essa metodologia foi proposta como uma sistematização de trabalhos de Geologia Ambiental voltados ao planejamento. Fundamenta-se em estudos e na seleção de áreas para definição do uso do solo, estabelecendo as limitações do meio físico a partir de informações geológicas (Zaine, 2000).
Os documentos cartográficos são estabelecidos de acordo com a finalidade do estudo, sendo nesse contexto definidos 4 tipos de mapas (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999):
TIPOS DE MAPAS |
CONTEÚDO |
Mapas de 1ª Ordem (Observação) |
Topográfico, litológico, tectônico e estrutural, solos agrícolas, drenagem superficial. |
Mapas de 2ª Ordem (Engenharia) |
Capacidade de infiltração, corrosividade, classificação dos solos para fins de engenharia, resistência à compressão simples, estabilidade de taludes, dificuldades de escavação, etc. |
Mapas de 3ª Ordem (Interpretativos) |
Adequação para instalações subterrâneas, para disposição de rejeitos, adequação do sítio para residências, para construção pesada, riscos geológicos, etc |
Mapas de 4ª Ordem (Planejamento) |
Geologia de engenharia: recomendação do uso do solo. |
Encerramos a parte teórica do Módulo 7 (tópico Cartas Geológico-Geotécnicas). Na próxima página vamos ver a listagem das leituras complementares recomendadas, para depois passarmos aos exercícios. Antes, porém é importante destacar um aspecto particular das Cartas Geológico-Geotécnica.
Como você pode notar, esse Módulo caracteriza-se por apresentar uma grande quantidade de informações teóricas, associadas às diferentes metodologias internacionais de elaboração de cartas e/ou mapas geotécnicos. A apresentação desse conjunto de informações objetiva proporcionar ao aluno um primeiro contato com essas metodologias. Caso o aluno tenha interesse e/ou venha a trabalhar com o tema, certamente será necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto.