Módulo 2 - Interação Homem-Ambiente - 2. Alguns Conceitos Geológicos

PAG: 03/11

 

ALGUNS CONCEITOS GEOLÓGICOS

 

ANTROPÓGENO ou PERÍODO ANTROPOGÊNICO

Termo proposto por Pavlov em 1922, comumente usado na Rússia, em substituição ao termo Quaternário, para identificar o período geológico mais recente, marcado pela evolução do Homem, desde a família Hominidae até o moderno Homo sapiens (Gerasimov, 1979 apud Oliveira, 1995).

 

QUINÁRIO ou TECNÓGENO

Termo proposto por Ter-Stepanian, em 1988, para substituição da época Holoceno, sendo "período em que a atividade humana passa a ser qualitativamente diferenciada da atividade biológica na modelagem da Biosfera, desencadeando processos (tecnogênicos) cujas intensidades superam em muito os processos naturais". Esse período teria iniciado há 10.000 anos, correspondendo à revolução neolítica, isto é, quando o Homem conquista as primeiras técnicas de produção de alimentos, deixando sua fase de coletor, durante a qual não se destacava do conjunto de atividades biológicas nas suas relações com a natureza (Oliveira, 1995).

 

DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS

Termo usado para representar depósitos formados como resultados da atividade humana (Gerasimov, 1982 apud Oliveira, 1995). Oliveira (1994) coloca que esse conceito abrange depósitos construídos (aterros de diversos tipos) e depósitos induzidos (corpos aluvionares resultantes de processos erosivos, desencadeados pelo uso do solo).

Os depósitos tecnogênicos são exemplos bem marcantes da interferência do Homem nos processos naturais, correspondendo a registros do desenvolvimento humano no planeta, principalmente quando são formados depósitos contendo artefatos ou fragmentos que refletem os estágios desse desenvolvimento.

Oliveira (1994) coloca que "o termo tecnogênico, além de traduzir fenômenos provocados pelo Homem, traz implícito a idéia de que tais fenômenos são qualitativa e quantitativamente diferentes ao longo da história evolutiva humana".

Veja um exemplo desses depósitos, observando as conclusões de estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) no Planalto Ocidental Paulista, (Clique aqui atencao.gif (312 bytes) ).

 

linha_manc1.gif (5113 bytes)

 

Os eventos antropogênicos são associados ao período geológico de sua ocorrência, podendo ou não estar relacionados às atividades humanas. Os eventos que apresentam sua origem ligada à atividade humana são denominados de tecnogênicos. Portanto, todo evento tecnogênico  (origem) seria antropogênico (período), sendo que o contrário não necessariamento é verdadeiro (Oliveira, 1995).

Neste contexto, o termo tecnogênico é mais apropriado para referir-se a eventos relacionados às atividades humanas, devido associar-se à idéia de desenvolvimento da técnica, que é o aspecto que mais reflete o avanço do homem sobre a natureza, ou seja, o estágio evolutivo da técnica corresponde a formas e intensidades diferentes da ação do Homem no meio ambiente. Portanto, o termo tecnogênico traz implícito que os eventos provocados pelo Homem são qualitativa e quantitativamente diferentes ao longo da história do Homem (Oliveira, 1995).

Oliveira (1995) coloca que atualmente não existem mais processos exclusivamente naturais na Biosfera, ou seja, "de acordo com as atuais formas de uso e ocupação do solo e seus impactos não será mais possível estudar os processos geológicos recentes sem considerar as profundas modificações que vêm sendo causadas pelo Homem" .

Suguio (1999) coloca que "como um agente geológico muito ativo, o Homem tende a deixar com freqüência crescente vestígios de sua presença em sedimentos, na geomorfologia e nos ambientes em geral". Na tabela a seguir é apresentado a cronologia simplificada da cultura humana no mundo (Yamaguchi, 1978 apud Suguio, 1999).

 

IDADES (anosAP) TEMPOS GEOLÓGICOS CULTURAS ESPÉCIES HUMANAS

 

Quaternário

Holoceno

Neolítica Homo sapiens sapiens
10.000 Mesolítica

Pleistoceno

Superior
50.000 Paleolítica sup.
500.000 Paleolítica méd. Homo sapiens neanderthalensis
1.000.000 Médio Paleolítica inf. Homo erectus
1.800.000 Inferior Protopaleolítica Australopithecus
 

Terciário

   

 

A seguir iniciaremos o capítulo denominado de Geodinâmica Interna.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS