PAG: 01/26 |
MÓDULO 9 |
Estamos iniciando o módulo 9 (tópico Riscos Geológicos), que apresenta três capítulos: Conceitos, Classificação de Riscos e Estudos dos Processos Naturais no Brasil. No Final encontram-se as Leituras Recomendadas e os Exercícios Propostos.
Bom Estudo !!!!!!!!!
APRESENTAÇÃO |
Os desastres naturais são responsáveis pela morte de cerca de 4 milhões de pessoas no mundo ao longo do século XX, de acordo com estimativa realizada pelo Committee for Disaster Research of the Science Council of Japan, em 1989. Destaca-se que os danos causados pelos desastres naturais concentram-se nas últimas duas décadas, quando cerca de 3 milhões de pessoas morreram e outras 800 milhões foram afetadas negativamente, ocasionando gastos acima de 23 bilhões de dólares (Ogura, 1995).
Uma das causas desse aumento de mortes relacionadas à acidentes naturais nas últimas décadas, é o crescimento dos centros urbanos e a conseqüente concentração populacional.
A figura a seguir mostra a estimativa de mortes causadas por cada tipo de evento natural, conforme o levantamento realizado pelo Committee for Disaster Research of the Science Council of Japan, em 1989 (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).
A análise de risco tornou-se comum, principalmente nos Estados Unidos, impulsionada pela necessidade de prever e identificar situações de risco, com a quantificação da possibilidade de ocorrência de um evento natural perigoso e das conseqüências sócio-econômicas adversas causadas pelo mesmo.
Para Saber Mais sobre números dos desastres naturais mundo, clique aqui.
É diante desse fato que os estudos sobre os processos geológicos, voltado ao entendimento da dinâmica e evolução dos mesmos, ganharam uma importância considerável para a abordagem voltada à redução de riscos.
A dimensão dos problemas associados a acidentes e riscos geológicos atingiu tal proporção que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os anos 90 como a Década Internacional para a Redução de Desastres Naturais, incentivando o desenvolvimento dos estudos sobre riscos geológicos no mundo inteiro.
Para Saber Mais sobre a Década Internacional para Redução de Desastres Naturais, clique aqui.
No Brasil, o crescimento dos estudos relacionados à prevenção de acidentes geológicos é recente, sendo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) um dos núcleos pioneiros nesse tema.
Os problemas brasileiros associados a desastres naturais são quase que exclusivamente associados aos processos geológicos da dinâmica externa do planeta, dentre eles pode-se citar: os escorregamentos e processos correlatos, enchentes/inundações, erosão, assoreamento, subsidência/colapsos.
Dessa forma, nas próximas páginas abordaremos os principais temas relacionados à riscos geológicos.