Módulo 9 - Riscos Geológicos - 1. Conceitos

PAG: 04/26

 

1. CONCEITOS

 

Conceito de Risco Geológico

Risco Geológico pode ser definido como "situação de perigo, perda ou dano, ao Homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos, induzidos ou não" (Cerri, 1993).

Ayala Carcedo (1987) apud Ortega (1995), define risco geológico como "todo processo, situação ou evento no meio geológico, de origem natural, induzida ou mista, que pode gerar um dano econômico ou social para alguma comunidade, e em cuja previsão, prevenção ou correção há de se empregar critérios geológicos".

A análise de risco (ou avaliação de risco, como preferem alguns autores) tem a finalidade de quantificar a possibilidade de ocorrência de um evento natural perigoso e as conseqüências sócio-econômicas adversas causadas pelo mesmo.

Nesse sentido, são apresentadas algumas equações básicas para a avaliação de risco.

R = P x C

RISCO = Possibilidade de ocorrência x Conseqüências

 

S = P

Suscetibilidade = Possibilidade de ocorrência

Nesse sentido, podem ocorrer as seguintes situações.

Essas equações são esquemáticas pois, para a quantificação da possibilidade de ocorrência de um processo natural, devem ser considerados diversos parâmetros, muitas vezes de difícil definição. Por outro lado, as conseqüências sócio-econômicas que podem ser causadas por um processo natural também são de difícil determinação.

Na próximas páginas veremos como os riscos podem ser classificados.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS