Mineralogia Óptica.html

Figura tipo leque

Quando o mineral é cortado obliquamente a normal óptica e a bissetriz aguda ou obtusa, ocorre a figura de interferência do tipo leque, como mostra a figura abaixo.

Em posição de extinção, ou seja, quando o plano óptico do mineral é paralelo a uma das direções de polarização do microscópio, essa figura consiste em uma barra escura, uma isógira paralela a um dos retículos do microscópio. Rotacionando a platina, em pequenos movimento alternados, a barra se movimenta como se fosse um leque, ou seja, movimento oposto a figura tipo pêndulo.

As linhas isocromáticas são geralmente de maior ordem e perpendicular a isógira quando a seção e obliqua a BXA e normal óptica. Quando for obliqua a BXO são paralelas a barra.

Legenda – Representação esquemática da do plano de corte e da figura de interferência do tipo leque. A seção deve ser obliqua a BXA ou BXO e a normal óptica. Em posição de extinção, aparecerá uma barra escura que se movimento tipo leque com pequenos movimento alternados na platina.

OBS - As figuras do tipo pêndulo e leque, dado sua complexidade no corte, não contendo diretamente nenhuma direção óptica, não são favoráveis a indicação do sinal óptica, contudo identificam o caráter biaxial do mineral.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte