Mineralogia Óptica.html

Método da Iluminação Oblíqua:

A avaliação do índice de refração de um mineral em relação ao meio de imersão pelo Método da Iluminação Oblíqua, é feita utilizando-se de uma objetiva de pequeno à médio aumento linear, escurecendo-se cerca da metade do campo de visão do microscópio. Este escurecimento é mais facilmente produzido inserindo-se a parte opaca de um compensador na fenda correspondente no microscópio, e tem a finalidade de eliminar a metade do cone de luz convergente que se forma acima do condensador móvel.

Com isso, quando os grãos de minerais, imersos em um certo meio de imersão, localizados na parte iluminada mostrarem sombras voltadas para a parte escurecida do campo de visão do microscópio, tem-se que este mineral possui índice de refração maior do que seu meio de imersão, conforme mostra o caso A da figura abaixo.

No caso inverso, ou seja, quando o índice de refração do mineral é menor que o do meio de imersão, as bordas opostas à parte escura do campo do microscópio é que se apresentam escuras, conforme mostra o caso B da figura abaixo. A grande vantagem deste método é poder observar vários grãos

Legenda- Esquema do emprego do método da iluminação oblíqua para comparação do índice de refração do mineral (nm) com seu meio de imersão (nb). Observe que a metade superior esquerda do campo de visão do microscópio foi escurecida. No caso A, as sombras dos grãos minerais estão voltadas para o lado do campo escurecido, indicando que o índice de refração do mineral é maior do que o do meio de imersão (nm > nb). No caso B, observam-se as sombras dos grãos minerais voltadas para o lado oposto do campo escurecido (nm < nb), indicando que o índice de refração do mineral é menor que o seu meio de imersão.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte