Mineralogia Óptica.html

Características e Relações das Propriedades Ópticas das Objetivas:

As principais características de uma objetiva vem impressas em seu corpo metálico, conforme esquematizado na figura abaixo, e são:

Aumento Linear – é a relação entre a imagem real fornecida pela objetiva e o objeto, ou seja, é quantas vezes a imagem será maior que o objeto, como 3,2X, 10X, 50X, etc.

Abertura Angular – é o ângulo entre os raios mais divergentes que penetram na objetiva a partir de um ponto enfocado pela objetiva.

Abertura Numérica (AN) – é considerada como sendo a quantidade de luz que efetivamente penetra na objetiva e é dada pela expressão:

 Onde n= índice de refração entre a lente coletora da objetiva e a superfície superior do mineral.

Na tabela abaixo, e na figura acima, são apresentadas as características de um conjunto de objetivas de um microscópio. Observe que quanto maior for o aumento linear de uma objetiva maior será sua abertura angular e numérica, menor será a profundidade de enfoque e a distância de trabalho.

Aumento linear(AL)

Abertura angular
(AA)

Abertura numérica
(AN)

Distância de trabalho(dt)
em mm

Profundidade de enfoque
em mm

3,2X

14º

0.12

34.5

0.5

10X

29º

0.25

5.8

0.04

45X

116º

0.85

0.6

0.01

Fique atento às definições:

Distância de trabalho ou frontal(dt): É a distância entre a face inferior da objetiva e a face superior do objeto já focalizado. Quanto maior for o aumento linear da objetiva, menor será a distância de trabalho.

Limite de resolução: É a menor distância entre dois pontos para quais a objetiva fornece imagens nítidas. Então quanto maior for a abertura numérica, maior será o limite de resolução da objetiva.

Profundidade de enfoque: É a distância vertical máxima que pode ser focalizada de uma só vez por uma objetiva. A profundidade do foco é inversamente proporcional a abertura numérica.

Representação esquemáticas das propriedades de uma objetiva: AA= abertura angular, dt= distância de trabalho ou frontal, para as objetivas de aumentos lineares de 3,2, 10 e 45 vezes.

ir para o item seguinte   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   voltar para o item anterior