Mineralogia Óptica.html |
Sinal de Elongação:
O sinal de elongação é definido exclusivamente para minerais que apresentam hábito alongado (como prismático, acicular, tabular, etc). Basicamente, consiste em identificar qual raio, lento ou rápido, é paralelo (ou sub-paralelo) à direção de maior alongamento do mineral:
Elongação Positiva
Minerais onde a direção de vibração do raio Lento (ou direção com maior índice
de refração) é paralelo ou sub-paralelo a direção de maior alongamento do mineral (em
inglês: lenght slow )
Legenda Esquema de um mineral com elongação positiva, ou seja, o raio lento ( em azul) está subparalelo à direção de maior alongamento do mineral |
Elongação Negativa:
Minerais onde a direção de vibração do raio Rápido (ou direção com menor
índice de refração) é paralelo ou sub-paralelo a direção de maior alongamento do
mineral (em inglês: lenght fast )
Legenda - Esquema de um mineral com elongação negativa, ou seja, o raio rápido (em vermelho) está subparalelo à direção de maior alongamento do mineral |
O sinal de elongação é uma propriedade óptica relevante na identificação de um mineral. Porém "armadilhas cristalográficas" podem surgir fazendo com que a elongação dependa da face cristalina e da direção de corte do mineral observadas.
Veja, na figura abaixo, o que pode acontecer com um mineral que apresente hábito prismático em A e tabular em B:
A | |
B |
Legenda Representação esquemática de minerais hipotéticos com hábitos prismático (A) e tabular (B) onde estão assinalados seus respectivos sinais de elongação. Observe que toda vez que Y for paralelo à direção de maior alongamento do mineral, o sinal de elongação poderá ser positivo ou negativo.