O Grupo de Pesquisa em Processos de Formação e Trabalho Docente dos Professores de Matemática (GFP) iniciou suas atividades há vários anos, sob a coordenação do Prof. Dr. Antônio Carlos Carrera e da Profa. Dra. Laurizete Passos, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro. Atualmente, com a mesma filosofia de sua criação, o grupo está sediado no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, sob a coordenação das professoras Dra. Rosana G. S. Miskulin e Dra. Mirian G. Penteado. O grupo está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e conta com a participação de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
O principal objetivo do grupo consiste em investigar e estudar as dimensões teórico-metodológicas que permeiam os processos de formação dos professores de Matemática, considerando o desenvolvimento do trabalho docente em contextos culturais distintos e as suas interferências na prática de professores. Dentre as dimensões contempladas pelos estudos, encontram-se as relativas à formação inicial e continuada dos professores em seus diferentes processos, os limites e potencialidades da parceria universidade/escola, as questões relativas à identidade do professor, profissionalismo/profissionalidade docente, o conhecimento do professor, a formação do professor formador, o processo de formação e sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a Educação a Distância, Educação Inclusiva e ainda, o processo de formação de professores em Comunidades de Prática.