PAG: 02/16 |
1. C O N C E I T O S |
Nas próximas duas páginas serão apresentados diferentes conceitos sobre termos bastante usados em Cartas Geológico-Geotécnicas, destacando o entendimento de alguns autores sobre esses termos.
Portanto, veremos a seguir as definições dos seguintes termos: cartas, mapas, atributos, cartografia geotécnica, mapeamento geotécnico, cartas geotécnicas, mapas geotécnicos e plantas geotécnicas.
No curso é adotado o termo Cartas Geológico-Geotécnicas para se referir aos diferentes tipos de cartograma ou documentos cartográficos existentes, já que não há consenso a esse respeito, entre os autores que atuam nessa área.
CONCEITOS: CARTAS, MAPAS E ATRIBUTOS |
Segundo Zuquette & Nakazawa (1998) "o termo mapa e carta referem-se aos documentos cartográficos que reúnem as informações, pertinentes a um ou mais aspectos do meio ambiente (meio físico, meio biótico e meio antrópico) e que são utilizados pelos usuários para as mais diversas finalidades".
Segundo Varnes (1971) apud Zuquette (1987) o ato de mapear refere-se ao ato de delinear áreas que são homogêneas ou aceitavelmente heterogêneas para as finalidades às quais o mapa está sendo realizado, e a apresentação normalmente é feita em bi-dimensão, associada a palavras, letras, números, símbolos e outros caracteres que representam os atributos essenciais.
Aguiar (1994) define mapa como a "representação gráfica dos atributos do meio físico em determinada escala, sem a realização de análise interpretativa". Zuquette & Nakazawa (1998) destacam ainda que o termo mapa tem origem na palavra latina mappa e na francesa mappe.
Já o termo carta é proveniente das palavras charta (origem latina), charte (francesa) e chártes (grega), sendo usado para referir-se a um "documento cartográfico que apresenta as interpretações de informações contidas em mapas para uma finalidade específica" (Zuquette & Nakazawa, 1998).
Aguiar (1994) afirma que a carta diferencia-se do mapa por incluir análise interpretativa destinada a fins práticos da atividade humana.
Outro termo muito utilizado em cartas e mapas geotécnicos é atributo, que pode se definido segundo a International Association Engineering Geology and Environmental (IAEG) como a qualidade ou propriedade inerente de algum componente do meio físico, ou a característica qualitativa ou quantitativa que identifica um elemento do meio físico.
Zuquette (1987) afirma que atributos "são qualidades dos componentes do meio físico que são utilizadas para caracterizá-lo".
Aguiar (1994) define atributo de forma geral, não relacionando o termo necessariamente ao meio físico. O referido autor entende atributo como a "característica, qualitativa ou quantitativa, que identifica o componente de um sistema observado".
Nesse sentido, podemos entender que as cartas e mapas são constituídos por atributos, ou seja, por características, qualidades, propriedades e/ou parâmetros que caracterizam um componente de um meio observado (que no caso das Cartas Geológico-Geotécnicas é o meio físico).
Vamos ver a seguir os conceitos de mapeamento e cartografia geotécnicos.
MAPEAMENTO GEOTÉCNICO E CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA |
Já Zuquette (1987) define o mapeamento geotécnico como "um processo que tem por finalidade básica levantar, caracterizar, classificar, avaliar e analisar os atributos que compõem o meio físico, sejam geológicos, hidrogeológicos, hidrológicos e outros. Tais informações deverão ser produzidas de maneira tal que possam ser utilizadas para fins de engenharia, planejamento, agronomia, saneamento, avaliações ambientais e outros. As informações devem ser tratadas através de processos de seleção, generalização, adição e transformação, para que possam ser relacionadas, correlacionadas, interpretadas e, ao final, representadas em mapas, cartas e anexos descritivos, sempre respeitando os princípios básicos que regem a execução do mapeamento geotécnico ...".
Aguiar (1994) afirma que mapeamento geotécnico é o conjunto de processos sistemáticos de investigação de atributos, imprescindíveis ao estabelecimento de unidades geotécnicas e passíveis de representação em documentos cartográficos.
Com base em aspectos apresentados por Cerri et al. (1996), podemos considerar que a cartografia geotécnica corresponde a um processo que envolve a interpretação na definição dos limites espaciais de determinados atributos ou características do meio físico geológico, de acordo com o objetivo proposto pelo trabalho.
A seguir trataremos dos conceitos de Cartas Geotécnicas, Mapas Geotécnicos e Plantas Geotécnicas.