PAG: 03/16 |
1. C O N C E I T O S |
DEFINIÇÕES DE CARTA, MAPA e PLANTA GEOTÉCNICOS |
As Cartas Geotécnicas, os Mapas Geotécnicos e as Plantas Geotécnicas são terminologias utilizadas para definir documentos cartográficos, que contém informações sobre um ou mais aspectos do meio físico.
Neste contexto, são apresentadas a seguir algumas definições sobre os referidos documentos cartográficos, elaboradas por autores que trabalham com o tema em questão, tanto do Brasil como do exterior.
Como você poderá observar pela análise desses conceitos, não existe um consenso no Brasil a respeito das definições de carta geotécnica e mapa geotécnico. Os diferentes autores citados a seguir, traduzem muitas vezes em seus conceitos, suas vivências práticas e a visão de uma determinada escola ou instituto a respeito do assunto.
Portanto, o objetivo dessa página é que você leia com atenção cada uma das definições, para montar seus próprios conceitos, de acordo com suas convicções. Porém, vale destacar que a grande maioria dos autores entende que os mapas geotécnicos são a representação gráfica de atributos do meio físico, enquanto as cartas geotécnicas trazem, necessariamente interpretações a respeito desses atributos.
CARTA GEOTÉCNICA |
Zuquette, 1987
Carta geotécnica corresponde a representação dos resultados da interpretação dos atributos que estão num mapa. Ex: carta clinométrica obtida a partir do mapa topográfico, carta de escavabilidade, etc.
Nakazawa et al., 1991
As cartas geotécnicas apresentam a dinâmica dos processos geológicos, bem como as características do meio físico, delimitando unidades homogêneas quanto a problemas manifestos e potenciais.
Cerri et al., 1996
A carta geotécnica envolve, necessariamente, a interpretação na definição dos limites espaciais de determinados atributos ou características do meio físico geológico, de acordo com o objetivo proposto pelo trabalho, independentemente da escala de representação cartográfica escolhida. Os autores citados afirmam ainda que a elaboração de uma carta geotécnica pressupõe um toque pessoal e subjetivo, de acordo com a formação profissional do elaborador (ou equipe técnica) e de sua experiência e competência técnica. Nesse sentido, as cartas geotécnicas elaboradas por diferentes autores, embora com os mesmos objetivos, nas mesmas áreas físicas e escalas, e em idênticas condições de trabalho, podem perfeitamente, resultar em produtos algo diferentes.
MAPA GEOTÉCNICO |
Varnes, 1974
Mapa geotécnico requer, para sua realização, operações básicas de adição, seleção, generalização e transformações das informações especiais relativas a litologia e estruturas dos solos e rochas, hidrogeologia, geomorfologia e processos geológicos.
IAEG/Unesco, 1976
Mapa geotécnico é um tipo de mapa que classifica e representa os componentes do ambiente geológico, os quais são de grande significado para todas as atividades de engenharia, planejamento, construção, exploração e preservação do ambiente.
Matula, 1976
Um bom mapa geotécnico é considerado o modelo mais ilustrativo do ambiente geológico, servindo às finalidades de engenharia e outras.
Zuquette, 1987
Mapa geotécnico corresponde a representação dos atributos geotécnicos levantados, sem realização de análise interpretativa e sempre em escalas inferiores a 1:10.000.
PLANTA GEOTÉCNICA |
Zuquette, 1987
Planta geotécnica corresponde a representação gráfica realizada em escalas grandes, maiores que 1:10.000, normalmente voltada para locais onde serão executadas obras específicas.
Na página seguinte veremos os objetivos principais das Cartas Geológico-Geotécnicas