Módulo 8 - Cartas Geológico-Geotécnicas - 5. Principais Sistemáticas de Elaboração

PAG: 02/14

 

5. PRINCIPAIS SISTEMÁTICAS DE ELABORAÇÃO

 

SISTEMÁTICA EESC/USP

(Escola de Engenharia de São Carlos/USP - Depto. Geotecnia)

 

A sistemática EESC/USP foi proposta por Zuquette (1987 e 1993), trabalhos nos quais o autor faz uma análise crítica da cartografia e do mapeamento geotécnicos, mostrando suas importâncias para o uso e ocupação do solo, além de apresentar uma proposta metodológica de elaboração de Cartas Geológico-Geotécnicas (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

O grupo de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), do qual o professor Zuquette faz parte, desenvolveu trabalhos utilizando a sistemática em questão, na região centro-leste do Estado de São Paulo (Ribeirão Preto, Franca, etc), entre outros municípios, tais como: Fortaleza, Cuiabá, Ouro Preto, etc (Zuquette & Nakazawa, 1998).

Zuquette (1987 e 1993) esclarece que sua proposta metodológica baseia-se em um processo científico de investigação da natureza, combinando os três métodos científicos apresentados por Vargas (1985), que são: o dedutivo, o indutivo e o experimental. Nesse contexto, o objetivo da sistemática proposta é estudar e analisar o meio físico e suas relações, com a finalidade de elaborar documento cartográfico que seja aplicado ao planejamento da ocupação de uma determinada área ou região.

A metodologia EESC/USP é dividida em 3 fases, que são as seguintes (Zaine, 2000):

1ª FASE

 

2ª FASE

 

3ª FASE

Na próxima página veremos as classes de documentos cartográficos e dos principais ensaios laboratoriais previstos na sistemática EESC/USP.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS