PAG: 03/12 |
5. INSTRUMENTOS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL |
MONITORAMENTO AMBIENTAL |
CONCEITO |
Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas (Bitar & Ortega, 1998).
Segundo Machado (1995), a elaboração de um registro dos resultados do monitoramento é de fundamental importância para o acompanhamento da situação, tanto para a empresa e para o Poder Público, como também para a realização de auditoria, tema que veremos no próximo tópico.
OBJETIVOS |
Verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo;
Dimensionar sua magnitude;
Avaliar se as medidas mitigadoras de impactos são eficazes;
Propor, quando necessário, a adoção de medidas mitigadoras complementares.
ASPECTOS A CONSIDERAR |
Segundo Machado (1995), o monitoramento ambiental pode ser realizado pela empresa ou pelo Poder Público, de maneira isolada ou integrada, auxiliando na elaboração de outro instrumento ambiental, como por exemplo a auditoria. Nesses casos, o monitoramento é essencial para a auditoria pois, sem o registro de medições e/ou observações de períodos anteriores, a auditoria fica restrita apenas a uma avaliação da situação presente.
Ainda segundo o autor citado, uma empresa que não efetua um monitoramento constante e/ou não registra adequadamente os resultados do monitoramento, não está apta a realizar uma auditoria ambiental completa e adequada.
Veremos a seguir o tema Auditoria Ambiental.