PAG: 12/22 |
GEODINÂMICA EXTERNA |
MOVIMENTOS DE MASSA |
Rolamento de Blocos |
Como vimos anteriormente, consiste no movimento de blocos rochosos ao longo de encostas, que ocorre geralmente pela perda de apoio (descalçamento).
A figura a seguir apresenta um esquema para ocorrência de rolamentos de blocos, podendo-se notar que esse processo geralmente acontece devido ao intemperismo de rochas ígneas ou metamórficas, gerando grandes blocos rochosos em superfície (matacões) ou saprolito que contém blocos de rochas envoltos em uma matriz de solo alterado (modificada de Infanti Jr. & Fornasari Filho, 1998; organizada por Fábio Reis).
A foto a seguir apresenta uma área com alta potencialidade de ocorrência de rolamentos de blocos (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999), que provavelmente irão causar conseqüências sócio-econômicas, e até possíveis mortes, devido a presença de residências na base da encosta. Essa situação é bastante freqüente em regiões serranas, principalmente nas Serras do Mar, da Mantiqueira, entre outras.
Para
remediar situações de risco envolvendo blocos de rochas em iminência de rolamento,
pode-se optar pelo desmonte parcial ou total do bloco ou pela realização de obras de
contenção, com a finalidade de assegurar condições de segurança para uma comunidade,
uma rodovia e etc.
As fotos ao lado mostram uma obra na qual um fragmento de rocha de grandes dimensões, que estava ameaçando residências localizadas na base da encosta, foi escorado por colunas de concreto e tirantes, estabilizando-o (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999). |
|