Módulo 10 - Riscos Geológicos - 4. Gerenciamento de Riscos Geológicos

PAG: 11/13

 

4. GERENCIAMENTO DE RISCOS GEOLÓGICOS

 

PLANOS PREVENTIVOS DE DEFESA CIVIL (PPDC)

Os planos preventivos para escorregamentos e enchentes/inundações fundamentam-se nos seguintes aspectos:

O PPDC para escorregamentos de encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo é um dos exemplos mais bem sucedidos de planos preventivos no Brasil.

Esse plano preventivo foi elaborado em conjunto pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pelo Instituto Geológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (IG/SMA), sendo coordenado pela Defesa Civil Estadual. Desde 1988 é operado nos municípios paulistas da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá) e do Litoral Norte (São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ubatuba) - (Cerri & Amaral, 1998).

O PPDC da Serra do Mar fundamenta-se na remoção preventiva e temporária da população instalada nas áreas de risco, quando a análise do quadro pluviométrico (registro de índices pluviométricos críticos e previsão meteorológica) e da evolução das encostas (observação de novas feições de instabilidade durante as vistorias de campo) indicarem elevada possibilidade de ocorrência de escorregamentos (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

A figura a seguir ilustra os níveis do PPDC da Serra do Mar, de acordo com os índices pluviométricos registrados, indicando também as principais ações correspondentes.

 

PPDC para Escorregamento na Serra do Mar

 

Encerramos a parte teórica do Módulo 10 (tópico Riscos Geológicos).

Nas próximas páginas veremos as leituras recomendadas e os exercícios propostos.

Página Anterior

Leituras Recomendadas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS