PAG: 11/13 |
4. GERENCIAMENTO DE RISCOS GEOLÓGICOS |
PLANOS PREVENTIVOS DE DEFESA CIVIL (PPDC) |
Os planos preventivos para escorregamentos e enchentes/inundações fundamentam-se nos seguintes aspectos:
registro de índices pluviométricos críticos (específico para cada área);
previsões meteorológicas;
vistorias de campo nas áreas de risco anteriormente identificadas.
O PPDC para escorregamentos de encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo é um dos exemplos mais bem sucedidos de planos preventivos no Brasil.
Esse plano preventivo foi elaborado em conjunto pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pelo Instituto Geológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (IG/SMA), sendo coordenado pela Defesa Civil Estadual. Desde 1988 é operado nos municípios paulistas da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá) e do Litoral Norte (São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ubatuba) - (Cerri & Amaral, 1998).
O PPDC da Serra do Mar fundamenta-se na remoção preventiva e temporária da população instalada nas áreas de risco, quando a análise do quadro pluviométrico (registro de índices pluviométricos críticos e previsão meteorológica) e da evolução das encostas (observação de novas feições de instabilidade durante as vistorias de campo) indicarem elevada possibilidade de ocorrência de escorregamentos (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).
A figura a seguir ilustra os níveis do PPDC da Serra do Mar, de acordo com os índices pluviométricos registrados, indicando também as principais ações correspondentes.
Encerramos a parte teórica do Módulo 10 (tópico Riscos Geológicos).
Nas próximas páginas veremos as leituras recomendadas e os exercícios propostos.