Mineralogia Óptica.html

Figura de bissetriz aguda não centrada

Se o mineral não for cortado exatamente perpendicular a direção da bissetriz aguda, formando desta forma a figura de bissetriz aguda não centrada, como mostra a figura abaixo.

Conforme a inclinação do corte podem resultar várias situação. O mineral pode ser cortado obliquamente ao plano óptico, mas conter a bissetriz obtusa. O grão de mineral pode ser cortado obliquamente ao plano óptico e a bissetriz obtusa, ou o corte do mineral pode ser perpendicular ao plano óptico, mas não exatamente a bissetriz aguda, etc...

Em qualquer caso, o traço do plano óptico não coincide exatamente com o retículo norte – sul ou leste – oeste, na posição de cruz, de modo que ela se apresenta descentrada. Na posição de 45º, uma das isógiras pode cair fora do campo, permanecendo somente uma delas, cuja convexidade indica a posição da outra.

Legenda – Representação da figura de bissetriz aguda descentrada, com indicação da direção de BXO. A descentralização ocorre por causa da inclinação do corte no mineral, não estando exatamente perpendicular a direção da BXA.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte