Mineralogia Óptica.html |
Figura do tipo relâmpago ou "flash":
Quando a face ou a seção de um certo mineral seciona a indicatriz uniaxial coincidindo com uma de suas seções principais, ou seja, contendo o eixo óptico que estará disposto no plano da platina do microscópio. Seções deste tipo fornecem figuras de interferência do tipo relâmpago ou "flash", como mostra a figura abaixo.
Legenda- A figura de interferência do tipo Relâmpago ou "Flash". Neste tipo de figura de interferência, o eixo óptico está contido no plano da figura, ou seja, este plano é uma seção principal do mineral. |
Assim sendo, cristais que satisfazem ao descrito mostram-se à nicóis cruzados, cores de interferência máxima, pois neles estarão contidos seus índices de refração máximo e mínimo.
A figura de interferência do tipo relâmpago ou "flash" mostra quando o eixo óptico do mineral estiver paralelo à um dos polarizadores do microscópio uma cruz escura, larga de contorno não muito nítido, que ocupa quase todo o campo de visão. A rotação da platina, de poucos graus, é suficiente para que a cruz se desfaça em dois ramos escuros que desaparecem completamente quando se completa a rotação.
A movimentação dos ramos escuros que formam a cruz escura com a rotação da platina fornecem a localização do eixo óptico. No caso da figura, os ramos escuros foram para os setores NW e SE com a rotação da platina no sentido horário, indicando que a posição original do eixo óptico coincidia com o retículo E-W, como mostra a figura abaixo.
Legenda- Animação da figura de interferência do tipo Relâmpago ou "Flash. A posição de cruz ou extinção ocorre quando a direção do eixo óptico está paralelo a um dos polarizadores do microscópio (no caso da figura, o analisador AA). Com a rotação da platina, a partir da posição de cruz, em apenas alguns graus (no sentido horário na figura) a cruz se desfaz segundo as extremidades do eixo óptico. |