Mineralogia Óptica.html

Figura de Eixo Óptico Centrado:


Um mineral uniaxial, com elipse de intersecção paralela à seção circular, terá seu eixo óptico disposto perpendicularmente ao plano da platina, e portanto apresenta apenas uma direção da indicatriz "O" ou um índice de refração associado, ou seja n
b , conforme mostra a figra abaixo. Um fragmento de uma certa espécie mineral apresentará este tipo de figura de interferência quando, sob nicóis cruzados, mostrar-se sempre escuro (extinto) com a rotação da platina.

Legenda - Figura de eixo óptico centrado

Esta figura consiste de uma cruz escura e nítida, que permanece imóvel quando se gira a platina. O centro da cruz corresponde ao ponto de emergência do eixo óptico, que é denominado melatopo, e os ramos da cruz, de isógiras, que determinam quatro quadrantes na figura de interferência: NE, SE, SW e NW .

Quando a birrefringência do mineral é alta, ou se a sua espessura é grande, aparecem na figura de interferência linhas coloridas concêntricas em relação ao melatopo, denominadas de Linhas isocromáticas, como mostra a figura abaixo. Por outro lado, se a birrefringência do mineral é baixa ou se a sua espessura é pequena, as linhas isocromáticas são substituídas por manchas de cores de interferência de baixa ordem nos diferentes quadrantes. Assim sendo, quando a espessura de um mineral for conhecida, a presença ou não das linhas isocromáticas é indicadora da birrefringência do mineral.

Legenda- Esquema de uma figura de interferência uniaxial do tipo eixo óptico centrada, o centro corresponde ao ponto de emergência do eixo óptico ' é denominada de melatopo. A cruz escura e larga, que permanece imóvel quando rotacionada a platina, determina quatro quadrantes, NW, NE,SW e SE. Quando a birrefringência do mineral é alta tem-se a presença das linhas isocromáticas, concêntricas em relação ao melatopo.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte