Mineralogia Óptica.html

Pleocroísmo em minerais uniaxiais:

Os minerais uniaxiais apresentam dois índices de refração: ne e nw , sendo que o primeiro está disposto na direção "E" da indicatriz coincidindo com a direção do eixo óptico e do eixo cristalográfico "C" do mineral. Já nw , é paralelo a direção "O" da indicatriz, que corresponde ao raio de sua seção circular, disposta perpendicularmente ao eixo óptico. Assim, minerais uniaxiais transparentes e incolores, quando rotacionados na platina do microscópio, não mostram variação de cores (caso "A" da figuras abaixo). Os minerais uniaxiais transparentes e coloridos, a exemplo do que ocorre com os minerais incolores, não mostra variação em sua cor com a rotação da platina (caso "B" das figuras abaixo). Para os minerais uniaxiais transparentes, coloridos e pleocróicos, mostram com a rotação da platina mudança na cor quando a direção "E" estiver paralela ao polarizador ou perpendicular a ela. (caso "C" das figuras abaixo). Quando o cristal estiver orientado de forma a nenhuma destas direções estiver paralela a um dos polarizadores, o mineral exibirá cores intermediárias entre as extremas.

CASO - A - CASO - B -

Legenda- Minerais uniaxiais mostrando as disposições dos raios ordinários (O) e extraordinários (E) em relações aos polarizadores do microscópio. No caso A, acha-se representado um mineral uniaxial incolor e no B um mineral uniaxial colorido. Observe que em ambos os casos não há variação das cores dos minerais com a rotação da platina. No caso C, o mineral representado é uniaxial colorido e pleocróico.

CASO – C –

Observe que quando o raio extraordinário (E) fica paralelo ao polarizador inferior (P-P) o mineral apresenta uma cor escura. Rotacionada a platina, estando agora o raio ordinário (O) paralelo ao polarizador (P-P), a cor exibida pelo mineral será mais clara que na situação anterior.

Legenda- Diagrama do comprimento de onda versus a absorção relativa de um mineral uniaxial incolor (A), de um mineral uniaxial colorido (no caso alaranjado (transmissão máxima por volta de 6000 Å ) e de um mineral uniaxial, colorido e pleocróico, tendo cores verde (quando "O" estiver paralela ao polarizador inferior do microscópio) e amarela (quando "E" estiver paralelo ao polarizador inferior do microscópio

Então, minerais uniaxiais transparentes, coloridos e pleocróicos fornecerão duas cores extremas: de pleocroísmo: uma na direção de vibração do raio extraordinário "E" e outra na direção do raio ordinário "O". Por isso, estes minerais são designados de dicróicos.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte