Mineralogia Óptica.html |
Pleocroísmo ou absorção seletiva:
A cor de um mineral é função de sua absorção por certos comprimentos de onda que compõe a luz branca. Esta absorção (ou dispersão dos índices de refração), ocorre tanto para minerais isotrópicos quanto para os anisotrópicos, visto que este fenômeno ocorre em nível atômico. Entretanto, para minerais coloridos e anisotrópicos a cor poderá variar dependendo da direção de vibração da luz que os atravessa. Assim, a luz ao transmitir-se através do mineral pode ser absorvida de maneira seletiva dependendo da direção de sua vibração e, consequentemente, o mineral apresentará cores diferentes. A este fenômeno dá-se o nome de pleocroísmo, ou seja, é o fenômeno que certos minerais não opacos , transparentes e coloridos apresentam, de absorverem a luz de maneira diferente segundo diferentes direções de vibração no seu interior.
Desta forma, quando um mineral é pleocróico, girando-se a platina do microscópio ele muda de cor. Na direção de vibração para a qual se verifica a máxima absorção, a cor do mineral será escura e na de absorção menor a cor será clara.
Chama-se fórmula pleocróica a identificação das cores e intensidades de absorção com as respectivas direções de vibração dos seus índices de refração.