:: Projeto de Extensão Universitária

Título do Projeto
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: Reflexões Teórico-metodológicas no Contexto da Formação de Professores

Ano aplicação
2017

Local
Laboratório de Ensino de Matemática - Departamento de Matemática  - IGCE  - Rio Claro

Coordenação do projeto
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Objetivos

- Oferecer aos futuros professores, alunos de cursos de licenciatura, a oportunidade de compreender e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática;

- Oferecer suporte para o desenvolvimento de pesquisas para: i) professores da rede pública, ii) alunos do curso graduação em pedagogia e licenciatura em matemática e iii) pós-graduandos em educação matemática;

- Compartilhar os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da academia com profissionais da educação básica utilizando para isso o espaço do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e das escolas da rede pública de ensino;

- Desenvolver recursos pedagógicos como: a) fichas de tarefas para aulas de matemática; b) atividades para uso das tecnologia de informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática; c) propostas de atividades que contribuam para a escolarização de estudantes com necessidades educacionais especiais; d) materiais manipulativos como: espelhos, material dourado, origami, mosaicos, geoplano, blocos lógicos, algeplan, jogos educativos, como o Mine Craft, softwares educacionais e Internet móvel ou não, dentre outros;

- Oferecer minicursos aos alunos da rede pública de ensino;

- Oferecer atividades matemáticas para pessoas idosas da comunidade;

- Estreitar o contato entre os professores que ensinam matemática, na educação básica, com professores universitários, pós-graduandos e estudantes de graduação;

- Produzir material digital para ser disponibilizado no site do LEM.

Palavras-chaves
Educação, Ensino-Aprendizagem e Tópicos Específicos de Educação.

Público Alvo
Cerca de 30 alunos de graduação do curso de Licenciatura em Matemática – UNESP/Rio Claro, aproximadamente 30 alunos do Programa de pós-graduação em Educação Matemática- UNESP/Rio Claro, 300 estudantes (adolescentes) de escolas, 50 idosos e 50 professores escolas rede pública de ensino.