Módulo 3 - Interação Homem-Ambiente - 3. Geodinâmica Externa

PAG: 16/22

 

GEODINÂMICA EXTERNA

 

PROCESSOS DE DINÂMICA SUPERFICIAL

 

ASSOREAMENTO

Assoreamento pode ser conceituado da seguinte forma: "processos de acumulação de partículas sólidas (sedimentos) em meio aquoso ou aéreo, ocorrendo quando a força do agente transportador natural (curso d´água, vento) é sobrepujada pela força da gravidade ou quando a supersaturação das águas ou ar permite a deposição de partículas sólidas" (Infanti Jr & Fornasari Filho, 1998).

Os sedimentos podem ser transportados em suspensão (partículas mais finas), por tração/rolamento (partículas mais pesadas) ou saltação (partículas intermediárias), isso para uma mesma velocidade. A deposição ocorre quando a energia de fluxo não suporta mais transportar o sedimento, partícula ou fragmento de rocha.

A atuação antrópica vem intensificando e acelerando os processos de assoreamento, não só pela modificação da velocidade dos cursos d´água devido à implantação de barramentos, como também pelo aumento da erosão hídrica, em conseqüência de práticas agrícolas inadequadas, de obras de infra-estrutura insuficientes, entre outros aspectos (Infanti Jr & Fornasari Filho, 1998).

A foto a seguir ilustra uma situação ocorrida em município do interior paulista, em que o processo de assoreamento soterrou parcialmente uma casa, em curto período de tempo (alguns dias) (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999). Destaca-se que, em geral, o assoreamento de uma determinada área se dá gradativamente.

Corrida de Lama

O processo de assoreamento é cada vez mais comum no Brasil, afetando corpos d´água, devido principalmente, a intensificação dos processos de erosão, pela ação antrópica.

As fotos a seguir ilustram o assoreamento ocorrido no mesmo local da foto anterior (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

ANTES

Situação Antes do Assoreamento

 

DEPOIS

Situação Após Assoreamento

 

Os processos de assoreamento acarretam nos seguintes problemas (Oliveira, 1995):

Segundo Infanti Jr & Fornasari Filho (1998) existem duas situações típicas de abordagem de assoreamento, em:

Regiões de Solos Arenosos Finos: processos em regiões que apresentam solos arenosos finos, podemos citar a região noroeste do Paraná (cidade de Caiuá) e Oeste Paulista (cidades de Presidente Prudente, Bauru, Marília, São José do Rio Preto, entre outras).

Assoreamento de Reservatórios:  umas das causas de assoreamento associado a obras de reservatórios é a modificação do perfil de equilíbrio do rio, ou seja, a alteração na forma do canal e na capacidade de transporte de sólidos, devido à elevação do nível de base a montante da barragem. Isto ocasiona a redução do tempo de vida útil do mesmo.

Na próxima página veremos os processos ligados à inundações.

 

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS