Mineralogia Óptica.html

Sinal óptico dos minerais uniaxiais:

Sinal óptico de um mineral é a relação entre seus índices de refração principais. Para os minerais uniaxiais, o sinal óptico é a relação entre os índices de refração dos raios extraordinário e ordinário. Assim quando o índice de refração do raio extraordinário (ne ) for maior que o do ordinário (nw ), diz-se que o mineral tem sinal óptico positivo. Nessa situação, a indicatriz será uma elipse de revolução alongada segundo a direção do eixo óptico - prolato, como mostra a figura abaixo.

No caso contrário, quando o índice de refração do raio ordinário for maior do que o do raio extraordinário, o mineral terá sinal óptico negativo e sua indicatriz será achatada segundo a direção do eixo óptico – oblato (terá a forma de um pão de hambúrguer), como mostra a figura abaixo.

Representações de indicatrizes uniaxiais de sinais ópticos positivo (+) e negativo (-) projetados em uma das seções principais do elipsóide.

Veja alguns exemplos de minerais uniaxiais:

Mineral zircão: sistema cristalino tetragonal, ne = 1,967, nw = 1,920 uniaxial positivo como mostra a figura ao lado onde o cristal de zircão exibe a indicatriz uniaxial positiva em seu interior e as elipses de intersecção para cada face discriminada

Mineral Berilo: sistema cristalino hexagonal, ne = 1,557, nw = 1,560 uniaxial negativo como mostra a figura ao lado, onde o cristal de berilo exibe a indicatriz uniaxial negativa em seu interior e as elipses de intersecção para cada face discriminada.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte