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da Bacia do Rio Corumbataí | |||||
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Educação ambiental (EA) objetiva disseminar o conhecimento sobre o ambiente natural, com o propósito de concientizar a sociedade sobre a importância de preservar e de utilizar de modo sustentável os recursos naturais de uma área. É uma metodologia de trabalho que surgiu diante do crescente interesse desta mesma sociedade com os assuntos relacionados à poluição, degradação e desatres ambientais. A EA tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. A EA procura despertar em todos, a noção de que o ser humano é parte do meio ambiente, por isso mesmo tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem imaginasse ser o centro do todo, esquecendo-se da importância da natureza, da qual é parte integrante. A EA é uma ação educativa permanente, onde a comunidade é concientizada das interrelações entre as ações da sociedade de consumo na exploração e processamento dos recursos naturais e os problemas decorrentes de tais relações. É um processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade." Trata-se portanto, de um processo pedagógico participativo permanente, que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, de modo que a sociedade possa entender as relações de causa-efeito, a evolução de problemas ambientais, as ações preventivas e de remediação e da necessidade de monitoramento permanente sobre as ações antrópica. A EA é subdividida em formal e informal: Forma:l É um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino; Informal: Caracteriza-se por atividades fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.). Estratégias de Ensino A EA para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o espaço urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.
Noções Básicas em Educação Ambiental Sistemas de vida Há três níveis ou sistemas distintos de existência: Físico: planeta físico, atmosfera, hidrosfera (águas) e litosfera (rochas e solos), que seguem as leis da física e da química; Biológico: a biosfera com todas as espécies da vida, que obedecem as leis da física, química, biologia e ecologia; Social: o mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também leis criadas pelo homem. Ciclos O material necessário para a vida (água, oxigênio, carbono, nitrogênio, etc.) passa através de ciclos biogeoquímicos que mantêm a sua pureza e a sua disponibilidade para os seres vivos. Nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através das cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos. Crescimento Populacional e Capacidade de Suporte A capacidade de suporte para a vida humana e para a sociedade é complexa, dinâmica e variada de acordo com a forma segundo a qual o homem maneja os seus recursos ambientais. Ela é definida pelo seu fator mais limitante e pode ser melhorada ou degradada pelas atividades humanas. Desenvolvimento Socialmente Sustentável A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentado não é centrado na produção, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre. Ações Diretas para e Prática da Educação Ambiental Visitas: Museus, Parques Ecológicos, Zoológicos, etc. FONTE: UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) UNEP – United Nations Environment Programme ( Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) |
Desenvolvimento: Centro de Análise e Planejamento Ambiental- CEAPLA/IGCE/UNESP Apoio: |